Japão perde da Polônia, mas avança às oitavas de final


Por Gazeta Press

28/06/2018 às 18h18

Nesta quinta (28), Japão e Polônia entraram em campo pela terceira e última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo da Rússia. Na Arena Volgogrado, melhor para os europeus, que mesmo já eliminados, venceram os asiáticos por 1 a 0 e se despediram da Rússia de maneira honrosa. O gol do jogo foi marcado pelo zagueiro Jan Bednarek. O resultado, porém, não elimina a seleção nipônica do Mundial, visto que, na outra partida do grupo, a Colômbia bateu Senegal por 1 a 0 e acabou com o sonho de classificação da seleção africana. Os orientais terminam a primeira fase com a mesma pontuação, saldo de gols e gols feitos dos senegaleses. Porém, levam a melhor no quesito Fair Play, já que receberam um cartão amarelo a menos, o suficiente para avançarem na competição.

Japoneses festejaram a classificação para a próxima fase (Foto: Fifa.com)

O adversário na próxima fase será a Bélgica, às 15h. Como terminaram em segundo lugar do Grupo H, os japoneses enfrentarão a seleção que vencer, ou terminar em primeiro. Quem perder, ou ficar no segundo lugar, será adversário da Colômbia na próxima fase.

PUBLICIDADE

O jogo

O Japão começou a partida se lançando ao ataque. Rondando a área polonesa, criou a primeira oportunidade aos 12 minutos. Pela esquerda, Nagatomo cruzou na cabeça de Okazaki, cuja finalização acabou sendo desviada pela zaga adversária. No minuto seguinte, Muto arriscou de fora da área e obrigou o goleiro Fabianski a cair no canto esquerdo para espalmar.

A Polônia equilibrou a partida, tentando ficar mais com a bola. E só não abriu o placar porque o goleiro Kawashima fez uma das defesas mais brilhantes da Copa do Mundo até o momento. Em cruzamento pela direita, Grosicki colocou a cabeça na bola e viu o goleiro japonês voar em seu canto direito para evitar o gol. O Japão tratou de responder pouco depois. Após boa trama pela direita, a bola foi tocada para Usami na entrada da área. O meia girou para cima da marcação levou para a direita e, já meio sem ângulo, tentou um chute cruzado. O chute acabou levando mais perigo que o esperado, mas Fabianski estava ligado no lance e conseguiu espalmar.

A etapa final teve um início mais equilibrado. Os japoneses continuaram marcando em cima e a Polônia mostrou dificuldade para sair da pressão dos rivais. Porém, os europeus subiram de produção e aproveitaram a bola parada para marcar o primeiro gol do jogo. Pela esquerda, Kurzawa levantou na área e Bednarek entrou livre para desviar. O zagueiro colocou a perna direita na bola e abriu o placar em Volgogrado.

O Japão teve de tomar a iniciativa do jogo, mas as limitações de seu ataque dificultaram as ações ofensivas diante de uma já fechada defesa polonesa. E foi em contra-ataque que os europeus por pouco não ampliaram a contagem. Pela direita, Grosicki arrancou livre e tocou na hora certa. Entrando pelo meio, Lewandowski se esticou, mas tocou errado na bola e desperdiçou a chance de frente para Kawashima. A Polônia segurou o placar até o fim e, mesmo desclassificada, conseguiu encerrar sua participação na Copa do Mundo da Rússia de forma digna.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.