UFJF define primeiras atrações da II Semana Rainbow

Evento contará com shows, exposições, teatro, festival de cinema, mesas-redondas, palestras, entre outras ações


Por Tribuna

28/06/2018 às 14h21

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) lançou, nesta quinta-feira (28), Dia do Orgulho LGBTTI, a pré-programação da II Semana Rainbow, que integra o Projeto de Extensão “Miss Brasil Gay: interface com a comunidade e UFJF”. O evento será realizado entre os dias 9 e 19 de agosto e contará com shows, exposições, teatro, exibição de filmes, mesas-redondas, palestras, entre outras ações com temáticas relacionadas à população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexos (LGBTTI). Todas as atividades serão gratuitas e abertas à comunidade.

PUBLICIDADE

Já estão confirmadas as exposições de fotografias ‘Plural’, idealizada pelo Museu da Diversidade Sexual de São Paulo, e o ‘Projeto Aqueenda’, da fotógrafa paulista Jal Vieira. Também está sendo viabilizada uma exposição de acessórios, figurinos e outros itens do vestuário das misses eleitas nos anos anteriores do Miss Gay Brasil, concurso realizado tradicionalmente em Juiz de Fora. Além disso, será realizado o Festival da Diversidade, no campus de Juiz de Fora, no dia 12 de agosto, com uma série de atividades e espetáculos musicais. Esta edição da Semana Rainbow também contará com Festival de Cinema, com exibição de produções audiovisuais com a temática LGBTTI, seguida de rodas de conversa.

Também nesta quinta-feira, a UFJF disponibilizou três editais que contemplam concurso de fotografias e seleção de atividades artístico-culturais e bolsistas. Segundo o idealizador e coordenador da iniciativa, professor do Departamento de Turismo, Marcelo Carmo, a Semana Rainbow, em sua segunda edição, tem o objetivo de atender à comunidade LGBTTI da universidade com produtos, atrações e espetáculos culturais. Além disso, pretende movimentar a atividade turística de Juiz de Fora. Todas as ações serão realizadas em parceria com as diretorias de Ações Afirmativas e Imagem Institucional, a Pró-reitoria de Cultura e diversos cursos da UFJF. A Semana Rainbow da UFJF é realizada com recursos de emenda parlamentar da ex-reitora e Deputada Federal Margarida Salomão (PT-MG).

2° Fórum Mineiro de Turismo LGBT

Outra atração da Semana Rainbow será o 2º Fórum Mineiro de Turismo LGBT, no dia 16 de agosto, com presença confirmada de representante do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). Na primeira edição da Semana Rainbow da UFJF, realizada no ano passado, a cidade recebeu, entre turistas e excursionistas, 2,5 mil pessoas.

Concurso de Fotografia

O Concurso de Fotografia da II Semana Rainbow – Edital 1|2018 – tem como tema “Homoerotismo e Identidades: novos olhares sobre corpos e gêneros”. O objetivo é selecionar até 24 imagens que retratem a temática proposta por meio de perspectivas diferentes e criativas. As fotografias premiadas serão expostas nos banners da UFJF, no campus de Juiz de Fora. Podem participar do concurso pessoas maiores de 18 anos, integrantes ou não da comunidade acadêmica, que concorrerão ao prêmio de R$ 200. As inscrições devem ser realizadas pelo e-mail 2semanarainbowufjf@gmail.com, até o dia 9 de julho. O resultado será divulgado no dia 16 de julho. As regras do concurso estão disponíveis neste link.

Projetos artístico-culturais

O Edital 02|2018 – Apoio a projetos para a II Semana Rainbow visa a realização de eventos, entre os dias 9 e 19 de agosto, nas áreas de teatro, música, literatura e outras atividades que resultem em apresentações abertas ao público em geral. Podem participar pessoas físicas, que concorrerão ao apoio financeiro de até R$ 800, a serem gastos com material de consumo, maquiagem, figurinos, objetos de cena, transporte urbano e alimentação. Ao todo serão aceitas até oito propostas. As inscrições devem ser realizadas até 16 de julho, na sala A-I5, no Instituto de Ciências Humanas (ICH). A divulgação do resultado final está prevista para 19 de julho. As regras para participação estão disponíveis neste link.

 

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.