BMW vai fabricar o X3M4Oi em Santa Catarina


Por Augusto Paladino

15/06/2018 às 07h00

Produção nacional
A fábrica do BMW Group em Araquari, no estado de Santa Catarina, inicia na próxima semana a fabricação do novo BMW X3 M40i. O modelo passará a dividir a linha de produção catarinense com a versão xDrive30i X Line, cuja montagem teve início no último dia 26 de março, dias após o início das vendas de ambas as versões no mercado nacional. Além da terceira geração do SUV médio, a unidade também é responsável pela produção do Série 3, do X1 e do X4.

Foto: Divulgação

Motores novos
A reestilização promovida pela Jeep no Renegade europeu mexeu pouco no visual. Faróis e para-choque dianteiro foram redesenhados, refletores laterais agora são brancos em vez de laranjas e as lanternas também sofreram alterações discretas. Já sob o capô, muitas mudanças importantes foram reveladas. Dois novos motores a gasolina estarão disponíveis: um 1.0 turbo de três cilindros e 120 cv e um 1.3 turbo de quatro cilindros com 150 cv ou 180 cv.

PUBLICIDADE
Foto: Divulgação

Estilo único
Um modelo de motocicleta com três rodas começou a ser vendido na Europa pela Yamaha. Porém, a Niken não pode ser considerada um triciclo, já que as duas rodas da frente estão muito próximas e se inclinam nas curvas, enquanto os triciclos utilizam rodas em paralelo, com funcionamento semelhante às de um eixo de carro. Vendida em única versão, a Niken pode ser adquirida por 15 mil euros — cerca de R$ 68 mil.

Foto: Divulgação

Volante frouxo
A Ford abriu um recall para o sedã médio Fusion. Os modelos fabricados entre os anos de 2014 e 2018 deverão passar pelo reparo. Ao todo, 32.140 unidades correm o risco de o volante se soltar. O reparo deve ser feito nas concessionárias da montadora e é gratuito. A empresa afirmou que o serviço deve durar cerca de 20 minutos.

União de forças
A Honda e a General Motors agora são parceiras em baterias de carros elétricos. Isso porque a montadora japonesa passará a utilizar, nos Estados Unidos, os módulos das novas baterias produzidas pela GM. E as duas empresas poderão usar a tecnologia nos seus carros. A produção conjunta de baterias tem como objetivo acelerar a produção de veículos elétricos de ambas as marcas.

Sem as mãos
De acordo com Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos Estados Unidos (NTSB), o motorista do carro da Tesla não estava com as mãos no volante quando sofreu um acidente fatal em março último. O condutor estava com piloto automático ativado e, de acordo com a análise, retirou as mãos do volante 6 segundos antes da colisão. O relatório concluiu ainda que o condutor recebeu dois alertas visuais e um auditivo para colocar as mãos no volante durante a viagem. O rapaz de 38 anos morreu no hospital. A empresa afirma que os motoristas devem manter as mãos no volante em todos os momentos ao usar o sistema Autopilot.

Em evidência
Seguindo a tendência do mercado mundial, a Porsche vai lançar uma versão cupê do SUV Cayenne. O novo utilitário esportivo deve surgir no ano que vem. As informações foram divulgadas pelo executivo da empresa para a revista Autocar, na Inglaterra. O carro não terá versão a diesel e vai apresentar a nova geração de motores V6 e V8 da Porsche.

Números em festa
Apenas oito meses após seu lançamento, a Scania já comemora a ativação de 1.500 programas de manutenção flexível. O novo plano permite até 16% na redução de custos e aumento de 20% de disponibilidade, de acordo com cada perfil de transporte, segundo informações da marca sueca. A meta para 2018 é que ele já represente mais de 50% das vendas dentre todos os programas de manutenção comercializados pela fabricante.

O conteúdo continua após o anúncio

Em alta
As 16 marcas filiadas à Abeifa registraram licenciamento de 3.239 unidades, ou seja, apenas duas a mais que as 3.237 vendas de importados de abril. No entanto, na comparação com igual período de 2017, o resultado de maio é um aumento de 26,6%. No ano passado, maio registrou apenas 2.558 emplacamentos de importados. Já no acumulado de 2018, o crescimento é de 39,8%.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.