Cinco petiscos saudáveis para a Copa

Veja dicas de comidinhas para beliscar durante os jogos sem se desviar de uma rotina alimentar equilibrada


Por Júlia Pessôa

15/06/2018 às 07h00- Atualizada 15/06/2018 às 07h41

Tudo bem, a gente sabe que a tradição brasileira é, historicamente, assistir aos jogos da Seleção tomando uma cervejinha, fazendo um churrasco e comendo um pestisquinho nada saudável entre um lance e outro: torresmo, linguicinha e tudo quanto é coisa que se frite — o que é uma delícia, concordamos. Mas se deixar levar pela alimentação desregrada durante toda a Copa pode afetar a saúde, e também já que boa parte dos jogos do Brasil será em horários impróprios para o botequim para uma maioria (às 9h e às 15h), que tal aproveitar para ver a bola rolar optando por rangos mais saudáveis? Para dar aquele empurrãozinho, pegamos cinco dicas da nutricionista Marisa Resende Coutinho, da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, que ainda explica suas propriedades nutricionais.

Pipoca
“Erra quem pensa que a pipoca é uma vilã. Rica em antioxidantes, quando preparada sem óleo e com pouco sal, transforma-se em um petisco saudável. Uma xícara de pipoca tem, em média, 30 calorias.”

PUBLICIDADE

Cenouras assadas
“Com azeite, limão e ervas: para substituir a batata-frita (rica em carboidratos e cheia de óleo), as cenouras assadas podem ser uma boa pedida. Basta cortá-las em palitos, regar com um pouco de azeite, sal, limão e ervas a gosto, como o alecrim, e levar ao forno até que fiquem sequinhas.”

Grão-de-bico crocante
“Cozido e depois torrado, o grão de bico é um petisco nutritivo e pode substituir opções como salgadinhos fritos.”

Oleaginosas
“As castanhas, como a de caju, amêndoas e até mesmo o amendoim são fontes de gorduras boas e também de vitaminas. Mas é preciso consumir com moderação, já que, em quantidade maior, eles são calóricos.”

O conteúdo continua após o anúncio

Chips de abobrinha
“Fáceis de fazer em casa, os chips de abobrinha são assados regados no azeite e substituem muito bem as calóricas batatas fritas, além de carregarem também várias vitaminas.”

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.