A Copa é do mundo e os resultados são para o seu negócio

Sebrae Minas dá dicas para aproveitar a oportunidade apresentada pelo evento e melhorar os resultados do seu negócio


Por Paula Bento de Vasconcelos, analista do Sebrae Minas

05/06/2018 às 08h30- Atualizada 05/06/2018 às 08h39

Gerenciar bem um calendário promocional coloca o empreendimento sempre à frente no mercado, por isso, essa ação precisa fazer parte do dia a dia de todos os negócios. Neste ano, é crucial estar ainda mais atento: embora muitos ainda estejam pensando ou trabalhando na campanha do Dia dos Namorados, é preciso acordar para o fato de que a Copa do Mundo da Rússia começa em poucos dias! “Com o coração batendo a mil” ou não, está mais do que na hora de mudar a chave e aproveitar a oportunidade apresentada pelo evento para melhorar os resultados do negócio.

Desde a Copa realizada no Brasil, em 2014, há certa desconfiança quanto a nossa seleção. Mas uma coisa é certa: o brasileiro adora Copa do Mundo. Adora a atmosfera que envolve o evento: reunião com amigos, comemorações com a família, superstições, álbum de figurinhas, bolões, bandeiras, cornetas… Ah, as cornetas… Muito queridas, é verdade, mas recomendamos que você se esqueça delas e encontre outras formas de chamar a atenção de seus clientes.

PUBLICIDADE

Confira algumas dicas que, já na marca do pênalti, farão seu chute ser ainda mais certeiro. Depois? É só correr para o abraço!

  • Produza um ambiente que tenha referências da Copa e/ou da seleção. Adesivos, bandeiras e as cores do Brasil podem atrair os olhares mais desatentos. Isso facilita o cliente a entrar no clima. Não se esqueça de repercutir tudo da sua loja física também no ambiente online.
  • Atenção especial para a vitrine que, além de atrativa, deve destacar produtos que possam ser utilizados para torcer pelo Brasil. Por exemplo, se você é uma perfumaria, crie cenários com esmaltes nas cores da seleção; para lojas de roupas, conjuntos e acessórios verde-amarelos podem formar looks especiais.
  • Se você tem um bar ou uma lanchonete, prepare combos com características da culinária dos adversários da seleção. Você pode oferecer molhos tradicionais de cada um dos países e servir junto com seus lanches, durante os jogos ou por prazos definidos. A transmissão dos jogos também pode ser uma boa opção para aumentar o movimento das manhãs frias e tardes ensolaradas de outono. Não se esqueça de adaptar o cardápio. Jogos às 9h da manhã podem não ser regados a cerveja e petiscos. Quem tal uma opção de café diferente?
  • Para quem trabalha em uma academia ou em consultórios na área de saúde, destaque os cuidados e os benefícios da prática de esporte, para apoiar possíveis tratamentos dos clientes. Utilize também seus canais online para educar as pessoas. Aproveite que os atletas estarão em evidência. Isso pode contribuir para a conscientização do público.
  • Se você tem um petshop ou atua com o público infantil, prepare adereços e elementos de adorno.
  • Nas redes sociais, crie hashtags e siga seus clientes para saber como eles estão vivenciando esse momento, a fim de propor uma ação ou oportunidade que seja interessante para o seu público-alvo.
  • E se você for reunir seus funcionários para assistir aos jogos dentro da empresa, prepare um ambiente acolhedor e atrativo para eles. Pode ser proposto o rateio de comidas e bebidas ou planejadas algumas competições, estimulando liderança, trabalho em equipe, etc. Isso influencia na motivação, pode apostar!
  • Você tem um grupo de amigos que curte uma pelada de fim de semana? Que tal marcar um jogo e cobrar ingresso (1kg de alimento, agasalho, livro) e envolver instituições que estejam precisando? Sua empresa pode patrocinar as camisas e, depois, marcar um dia para a entrega das doações. Iniciativas como estas são saudáveis para marcas e mais ainda para as pessoas que fazem parte das empresas e da comunidade em que elas estão inseridas. Famoso gol de placa!
  • Os jogos serão realizados durante as manhãs e tardes. Possivelmente, quando forem pela manhã, sua empresa abrirá à tarde. Pense em atrativos diferentes, como descontos progressivos em peças, de acordo com o número de gols que a seleção fizer. Com isso, a torcida pelos gols tende a aumentar, assim como a possibilidade de você atrair os clientes.

Não espere o fim de jogo para perceber o que você poderia ter feito. As propagandas já começaram e, como diz o Tite em uma delas, a seleção fará a parte dela. Faça a sua e se junte à torcida pela vitória de todos.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.