Serviços são retomados em Juiz de Fora nesta segunda-feira

Prefeitura, serviço de transporte e instituições de ensino voltam a funcionar dentro do horário habitual


Por Tribuna

04/06/2018 às 12h13

Juiz de Fora amanheceu nesta segunda-feira (4) com seu movimento habitual, diferente do que foi observado na última semana, em consequência da paralisação dos caminhoneiros, que durou dez dias. Desde a revogação do decreto de situação de emergência pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) no último sábado (2), praticamente todos os serviços foram normalizados no município. Segundo a PJF, o expediente de atividades da administração municipal já opera dentro do horário normal (das 8h às 18h), as aulas nas escolas municipais e o funcionamento nas creches também foram retomadas, assim como o serviço de transporte coletivo.

De acordo com a assessoria de comunicação dos Consórcios Integrados do Transporte Urbano de Juiz de Fora (Cinturb), 100% da frota – de cerca de 600 veículos – já circulam pelas ruas e obedecendo aos horários habituais. Já no Terminal Rodoviário Miguel Mansur, conforme a Sinart, que administra o local, as empresas de ônibus que realizam o transporte intermunicipal e interestadual já normalizaram seus quadros de horário e não há previsão de cancelamento de viagens.

PUBLICIDADE

O serviço de táxi, segundo o presidente do Sindicato dos Taxistas de Juiz de Fora, Aparecido Fagundes, está normalizado desde que a categoria teve prioridade no abastecimento nos postos de combustível na cidade, na última terça-feira. Com isso, toda a frota – 650 veículos – já está nas ruas.

Ainda na tarde desta segunda, o prefeito Antônio Almas (PSDB), juntamente com o comitê de gerenciamento de crise, apresentará o balanço do período e os números do impacto da greve na economia da cidade e nos demais setores durante a vigência do decreto.

Ensino

Além das escolas municipais, as instituições de ensino estaduais e federais – UFJF e IF Sudeste MG – retomaram as aulas nesta segunda. No caso da universidade, a Administração Superior informou que outros serviços também voltaram à normalidade, como o funcionamento nas unidades do Restaurante Universitário, com o cardápio tradicional, e os ônibus internos que circulam no campus destinados aos servidores e aos alunos, que cumprem seus horários habituais. O atendimento em todos os setores administrativos e nas bibliotecas também retorna sem alterações. Nas entidades de ensino da rede privada, bem como colégios e faculdades, as aulas e demais atividades voltam à regularidade nesta segunda.

Correios

Em nota divulgada à imprensa na última sexta-feira, os Correios informaram que cerca de 85 milhões de objetos postais, entre encomendas e mensagens, deixaram de ser entregues em consequência da paralisação dos caminhoneiros devido aos bloqueios nas estradas e também à falta de combustível. Contudo, os serviços com dia e hora marcados (Sedex 10, Sedex 12, Sedex Hoje, Disque Coleta e Logística Reversa Domiciliária) permanecem temporariamente suspensos, mas o Sedex convencional e o PAC foram mantidos e tiveram apenas o prazo de entrega ampliado. A empresa ainda ressaltou que, com o fim da greve, trabalha para regularizar as operações e normalizar todos os serviços. A estimativa dos Correios é que as entregas sejam normalizadas dentro de 15 dias.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.