Cinco teorias para “Vingadores: Guerra Infinita”

Por Júlio Black

23/05/2018 às 10h36 - Atualizada 23/05/2018 às 10h36

Repetindo: a coluna desta semana terá um monte de spoilers de “Vingadores:
guerra Infinita”, ok?
Spoilers.
Spoilers.
SPOILERS.
Tá avisado/avisada?
Beleza.

Oi, gente.

PUBLICIDADE

Conforme prometido semana passada, continuamos a comentar sobre “Vingadores: Guerra Infinita”, desta vez desenrolando algumas teorias – e suas derivações – que surgiram depois que todo mundo saiu chocado dos cinemas com o desfecho da história. Para quem ainda não sabe porque não foi conferir (que coisa feia), Thanos conseguiu reunir as seis Joias do Infinito e, num estalar de dedos, eliminou metade dos seres vivos do universo, incluindo boa parte dos heróis que apareceram no longa.

Mas é claro que este não foi o fim – pelo menos, não um fim “final”. Dos diretores aos roteiristas, passando por produtores, elenco e o alce que assina apólices complicadas, todo mundo diz que “Guerra Infinita” é história com começo, meio e fim, que Thanos venceu, que quem morreu tá bem morrido, o mal venceu, o bem se lascou, mas a gente não nasceu ontem. Pantera Negra, Guardiões da Galáxia e Homem-Aranha já estão com suas continuações agendadas, então alguma coisa vai acontecer.

Aí a nerdaiada desesperada pergunta: “como vai ser?”. Aí a gente responde: quem sabe a resposta – ou sabia, afinal ele também morreu – é o Doutor Estranho. Ele visitou 14 milhões de variáveis do futuro com a Joia do Tempo, e em apenas uma Thanos era derrotado; depois, ao salvar a vida de Tony Stark, o Homem de Ferro, Stephen Strange diz para seu colega que “o jogo está próximo do fim”; por último, o Doutor Estranho reafirma que aquele era o único jeito.

Mas único jeito de quê? De derrotar Thanos, uai. Mas Thanos não venceu, os heróis não morreram de baciada junto com metade do universo? Morreram. Então derrotar como, quando, onde, de qual forma?
Essa é a pergunta que geral quer saber a resposta, e por isso as teorias estão a rolar pela internet. E o “quando” pode ser a grande questão a ser desvendada.

Vamos especular, ora pois.

 

TEORIA 1: VIAGEM NO TEMPO PARA AVISAR
Como a equipe do filme e os dragões de komodo juram que quem morreu, morreu, a saída para vencer Thanos seria voltar ao passado, e aí o Homem-Formiga seria o cara que viraria o jogo. “Homem-Formiga e a Vespa” estreia em julho e vai lidar com o Reino Quântico, que permitira viajar no tempo.
Mas como seria? Ele poderia ir ao passado para avisar aos outros Vingadores sobre a ameaça de Thanos, do tipo “olha, guarda esse Tesseract aí que levar para Asgard vai ser a maior roubada”. Nesse ponto, as cenas de “Vingadores 4” que teoricamente reproduzem a Batalha de Nova York dariam a pista definitiva, e assim os heróis estariam preparados.

 

TEORIA DOIS: VIAGEM NO TEMPO PARA CATAR AS JOIAS
Graças ao Homem-Formiga, os Vingadores iriam até o passado para pegar as Joias do Infinito antes de Thanos, o que impediria os planos do Titã Louco. Nessa hipótese, Tony Stark (ou o anão Eitri) construiria uma nova Manopla do Infinito. E quem usaria o artefato? Pode ser tanto o Homem de Ferro, Capitão América, Hulk ou Thor.
E os efeitos? Aí a porca torce o rabo. Se forem ao passado para pegar, por exemplo, a Joia do Poder antes do Senhor das Estrelas, será que ainda teríamos os Guardiões da Galáxia? Mudar o passado criaria um efeito em cascata que afetaria todos os filmes já feitos, e aí toda a cadeia de eventos seria alterada e poderíamos ter a Hidra vencendo em “Capitão América: O Soldado Invernal”.

 

TEORIA TRÊS: REALIDADES ALTERNATIVAS
A viagem pelo Reino Quântico abriria a possibilidade de realidades alternativas, o conhecido Multiverso da Marvel. Dessa forma, os Vingadores iriam até outras Terras para obter as Joias do Infinito e reuni-las numa outra Manopla do Infinito. O objetivo? Poderia tanto ser uma viagem no tempo para impedir os planos de Thanos ou enfrentar o Titã Louco depois dos eventos de Guerra Infinita e, depois de derrotá-lo, usar as Joias para reverter os atos do vilão.
E os efeitos? Bem, teríamos uma meia dúzia de Thanos de universos alternativos interessados em nossa realidade, sem contar que viagem no tempo pode ferrar com a continuidade dos outros filmes etc.

 

TEORIA QUATRO: THANOS FICA MUITO LOUCO, E…
Ok, Thanos terminou “Guerra Infinita” com aquele sorriso de quem estava em paz consigo mesmo. Mas, e se pintar aquele vazio, ou ele perceber que não foi o suficiente, que o universo vai continuar uma droga? Ou se a consciência pesar por ter matado tanta gente – ou pelo menos a Gamora? Ou se a posse das Joias do Infinito fritassem o cérebro do Queixo de Ameixa?

O conteúdo continua após o anúncio

Dá para imaginar Thanos inebriado com tamanho poder e querendo mais, e aí matar a outra metade do universo, recriar toda a realidade, ressuscitar todo mundo para matar novamente seriam opções. Se apaixonar pela ideia de genocídio, ou pela Morte enquanto entidade (como nas HQs), e oferecer o resto do universo como prova de amor. Sentir um vazio tremendo após cumprir sua missão e ficar louco das ideias, transformando-se numa divindade sádica. Ficar com remorso ou sentir que o que fez resolveu porcaria nenhuma, aí enlouquecer e se tornar uma divindade sádica.

Ou sentir um remorso do tamanho do universo por ter sacrificado a única coisa que amava – sua filha, Gamora, cuja essência está no interior da Joia da Alma -; como ele pode acessar a pedra para conversar com o que sobrou da filha, pode enlouquecer e se tornar uma divindade sádica e etc. Ou a própria Morte pode assumir a forma de Gamora para pirar o cabeção de Thanos, que se transforma numa divindade sádica…

 

TEORIA CINCO: CAPITÃ MARVEL E HOMEM DE FERRO SALVAM O DIA

O Doutor Estranho entregou a Joia do Tempo para Thanos a fim de salvar o Homem de Ferro, logo dá para especular que Tony Stark é figura essencial no único futuro em que o vilão é derrotado, seja construindo uma nova Manopla, viajando no tempo, para realidades alternativas etc.

E ainda nem falamos da Capitã Marvel. Kevin Feige disse que ela será a heroína mais poderosa do Universo Cinematográfico Marvel, e o pedido de socorro enviado por Nick Fury mostra que ela terá participação fundamental em “Vingadores 4”. Uma possibilidade seria Carol Danvers reunir os heróis sobreviventes a fim de traçarem um plano para impedir o Titã Louco, ou mesmo reverter tudo que ele já fez. Essa teoria é quase uma subdivisão das teorias anteriores, pois a partir delas os Vingadores podem decidir viajar pelo tempo, ir até realidades alternativas, ou simplesmente terem que encarar um acesso de loucura de Thanos.

 

Estas são apenas as teorias mais discutidas nas outras semanas, e o que não falta é nerd viajando na maionese estelar a fim de tentar descobrir o que a Marvel fará em “Vingadores 4”. Mas qualquer que seja a teoria, ela pode cair por terra dependendo dos eventos de “Homem-Formiga e a Vespa” e “Capitã Marvel”, sem esquecer que “Vingadores 4” terá seus trailers e os irmãos Russo, diretores de “Guerra Infinita”, já adiantaram que o título do próximo filme vai entregar muita coisa.

O jeito é esperar os próximos 344 dias para ver quem está certo. Ou errou menos.

Vida longa e próspera. E obrigado pelos peixes.

Júlio Black

Júlio Black

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também