Em um ano, Feira Livre Noturna de JF movimenta R$ 7 milhões

Conforme a PJF, atualmente cerca de 800 pessoas aguardam cadastro reserva


Por Vívia Lima

23/05/2018 às 07h00- Atualizada 23/05/2018 às 07h35

Cerca de 100 barracas de produtos da agricultura familiar e artesanato ocupam a Praça Antônio Carlos toda semana (Foto: Felipe Couri/Arquivo TM)

Sete milhões de reais. Este foi o valor movimentado pela primeira Feira Livre Noturna que, há um ano, é realizada na Praça Antônio Carlos, no Centro de Juiz de Fora. A edição de número um, aconteceu em 24 de maio do ano passado e reuniu dezenas de pessoas. Atualmente, a feira conta com cerca de 100 barracas de produtos da agricultura familiar e artesanato, que dividem espaço com o público, além do tradicional pastel e caldo de cana. Diante dos resultados positivos, a Feira Livre Noturna foi inscrita em um projeto de empreendedorismo do Sebrae, em que concorre com iniciativas de todo o Estado de Minas Gerais.

“O formato foi bem aceito pela a população, e nossa intenção é mantê-lo, apenas realizando alguns ajustes pontuais. O horário atende o público que trabalha durante o dia e não tem oportunidade de ir à feira do seu bairro. Ela está instalada em um ponto estratégico, próximo a Praça da Estação, por onde passam, além dos coletivos urbanos, ônibus de outros municípios. E estas pessoas aproveitam para fazer suas compras”, afirmou o secretário de Agropecuária e Abastecimento, Carlos Alberto Ramos de Faria, acrescentando que a Prefeitura trabalha com a possibilidade de ampliação da feira noturna para outros bairros do município.

PUBLICIDADE

Para comemorar um ano de feira, a Secretaria de Agropecuária e Abastecimento preparou programação especial com início a partir das 15h desta quarta-feira (23). A cerimônia de aniversário está prevista para às 18h, com homenagem aos feirantes e show da dupla Renan e Cristiano. Os interessados em comercializar produtos na Feira Livre Noturna podem se inscrever para cadastro reserva. A inscrição acontece pessoalmente no Espaço Cidadão do Parque Halfeld, das 8h às 18h. Conforme a pasta, atualmente são cerca de 800 pessoas que aguardam na fila. “Isso demonstra o sucesso da feira, tanto de público, quanto de venda. São 200 empregos diretos gerados”, finalizou Faria.

No início deste mês, a cidade recebeu outra opção de feira noturna. Denominada Mercado Verde, funcionará no estacionamento do Independência Shopping, das 17h às 22h, sempre na primeira quinta de cada mês.

Feira da Agricultura Familiar

A partir de agora, o Museu Ferroviário recebe semanalmente, sempre às terças, das 7h às 13h, mais uma opção de feira. O espaço onde já é realizado eventos culturais como shows e exposições, passou a receber, a partir desta terça (22), uma feira que acontece em parceria da Prefeitura, do próprio museu e da Associação dos Produtores Rurais Agroindústria Familiar (Agrojuf). A entrada da Feira da Agricultura Familiar do Museu Ferroviário será pela Avenida Brasil 2.001, Centro, ou pela Avenida Francisco Bernardino, em frente à Rua Marechal Deodoro.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.