Inscrições para o Enem começam na próxima segunda-feira

Candidatos devem se inscrever pela internet até o dia 19 de maio; taxa de inscrição é de R$ 82


Por Tribuna

04/05/2018 às 10h33- Atualizada 04/05/2018 às 18h44

Têm início, na próxima segunda-feira (7), as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio 2018 (Enem). Os interessados devem se registrar pelo site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), na página do Participante, até 19 de maio. O valor da taxa de inscrição é R$ 82 e pode ser pago até o dia 24 de maio, em qualquer agência bancária, em lotéricas ou nos Correios. Assim como em 2017, neste ano, as provas do Enem serão realizadas em dois domingos seguidos: nos dias 4 e 11 de novembro.

Uma das novidades para 2018 é que os candidatos que participarão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terão 30 minutos a mais para fazer a prova do segundo dia, que reúne conteúdos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Segundo o edital, os estudantes terão cinco horas no primeiro dia, quando serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

PUBLICIDADE

Outra mudança é que os candidatos isentos do Enem 2017, que faltaram aos dois dias de prova e não justificaram a ausência, ou ainda, tiveram a justificativa reprovada após o recurso, deverão pagar o equivalente ao valor da taxa de inscrição se quiserem fazer o exame de 2018. Vale lembrar que o prazo para solicitação de isenção da taxa de inscrição ocorreu entre os dias 2 e 11 de abril.

Os resultados do Enem podem ser usados em processos seletivos para vagas no ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas de estudo em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para obter apoio pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.