Primeira semana de maio será de dias quentes e noites frias em JF

Cidade não deve ter registro de chuvas até, pelo menos, o próximo fim de semana


Por Tribuna

30/04/2018 às 17h57

Temperaturas devem oscilar dos 12 aos 25 graus nos próximos dias em Juiz de Fora (Foto: Marcelo Ribeiro)

Maio começa nesta terça-feira (1º) sem previsões de chuvas para Juiz de Fora e região. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de tempo estável, pelo menos até o fim de semana, com céu claro durante as tardes e névoa úmida nas primeiras horas da manhã. Nesta condição, é esperada significativa amplitude térmica, que é a diferença entre as temperaturas mínima e máxima ao longo de 24 horas.

Nesta terça, o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) estima termômetros marcando entre 13 e 25 graus na cidade. Na quarta (2) e na quinta-feira (3), a amplitude esperada é entre 14 e 24 graus, enquanto que, na sexta (4), a previsão é de temperatura mínima de 12, com máxima de 25 graus.

PUBLICIDADE

Com o céu mais claro às tardes e a ausência da nebulosidade, a umidade relativa do ar também deve sofrer declínio nos próximos dias. Nos momentos mais quentes do dia, entre 15h e 16h, o índice pode chegar próximo aos 30%. Abaixo disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica a qualidade do ar como “estado de atenção”. Para a saúde humana, o ideal seria que a umidade ficasse em torno dos 60%. Nesta segunda (30), a mínima chegou a 47%, segundo o Inmet.

Abril
O mês de abril termina com acumulado de chuvas acima do esperado. Seguindo a nova média histórica do Inmet, recém-divulgada, o patamar alcançado de 94 milímetros de precipitações representou 19,6% de chuvas a mais que o previsto. Maio, que é mês de estiagem, tem previsão de apenas 44,2 milímetros.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.