Diferenças entre atividade física e exercício físico
Existem diferenças entre atividade física e exercício físico? Quem responde é o meu personal trainer Élder Dutra, trazendo, ainda, dicas para se movimentar mais durante o seu cotidiano.
Você pode estar se perguntando se existem diferenças entre atividade física e exercício físico. Seria a mesma coisa?
Quem dá a resposta para essa pergunta é o meu personal trainer, Élder Dutra. Para quem está querendo saber mais sobre o Élder, aí vai o currículo de peso.
Élder é graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), especialista em Treinamento Desportivo, também pela UFJF, e está se especializando em Treinamento de Força pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Ele também possui Mestrado em Aspectos Biodinâmicos do Movimento Humano pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física associado da UFJF e Universidade Federal de Viçosa (UFV).
Além disso, o Élder é sócio-fundador da Primare Eventos, empresa de eventos que alia educação e saúde nos seus projetos.
Voltando à pergunta sobre as diferenças entre atividade física e exercício físico, Elder responde: “Não, elas não são necessariamente a mesma coisa!”
Quais as diferenças entre atividade física e exercício físico?
Vamos entender melhor as diferenças entre atividade física e exercício físico?
Para começar, é preciso entender que todo exercício físico é uma atividade física, mas nem toda atividade física é um exercício. Não entendeu? Calma que eu vou explicar!
A atividade física é qualquer movimento corporal que promove um gasto energético maior do que se estivéssemos em repouso, como por exemplo: limpar uma casa, caminhar, subir escadas.
Já o exercício físico é uma atividade física planejada, estruturada, programada sistematicamente de acordo com algum objetivo, como por exemplo: condicionamento físico (através de exercícios aeróbios, como uma corrida).
Desse modo, independente das diferenças entre atividade física e exercício físico, a prática regular de ambas é importantíssima!
De acordo com Organização Mundial da Saúde, a inatividade física é quarta principal causa de morte no mundo!
Após mostrarmos as diferenças entre atividade física e exercício físico e sua importância, separamos 5 maneiras de se tornar mais ativo no seu cotidiano.
5 Formas para aumentar seu nível de atividade física no dia-a- dia
1- Ande mais
Aproveite para escutar uma música energizante enquanto isso. Se vai ao trabalho/faculdade de carro, estacione um quarteirão antes e vá andando o resto do percurso. Se for de transporte público, desça um ponto antes.
2- Suba e desça escadas
Se mora e/ou trabalho em prédio, pare um andar antes do seu e suba o outro lance de escada. A medida que for ficando fácil, pode ir aumentando os lances de escada, parando o elevador 2, 3, 4 andares antes.
3- Faça tarefas domésticas periodicamente
Além de ajudar a secretária do lar (e talvez economizar dinheiro) você ainda perde alguma calorias.
4- Deixe o controle remoto ou qualquer outro dispositivo que “facilite” sua vida de lado
Toda vez que for mudar de canal, levante-se e mude. Toda vez que alguém lhe interfonar, vá até a porta e abra.
5- Levante-se e ande regularmente
Se passa a maior parte do dia sentado, tanto no trabalho quanto em casa, programe-se para levantar e caminhar de tempos em tempos (de hora em hora por exemplo). Também preste atenção à sua postura, para evitar dores no corpo!
Essas 5 dicas são simples, mas usadas rotineiramente e da forma correta, podem fazer a diferença ao longo de um ano.
Antes de implementá-las, procure a orientação de um profissional de educação física capacitado.
Conta pra gente! Conseguiu entender as diferenças entre atividade física e exercício físico? Pretende fazer uma mudança na sua rotina?