Trio local busca pódios no Brasileiro Sub-23 em Porto Alegre

Competição ocorre neste fim de semana com a participação dos atletas do Cria UFJF Amanda Oliveira, Francisco Lima e Luiz Maurício Dias


Por Bruno Kaehler

27/04/2018 às 07h00

Luiz Maurício Dias, Amanda Oliveira e Francisco Lima disputam o Campeonato Brasileiro Sub-23 de Atletismo com mais de 600 participantes de 87 clubes diferentes

Seja no ranking de corridas da cidade ou em competições estaduais e nacionais, Amanda Oliveira, Francisco Lima e Luiz Maurício Dias regularmente retornam ao noticiário esportivo com trajetórias de sucesso e vagas nas primeiras posições por onde vão. Não à toa, o trio do Cria UFJF foi selecionado pela equipe juiz-forana para viajar até Porto Alegre (RS), onde irá disputar, sábado (28) e domingo (29), o Campeonato Brasileiro Sub-23 de Atletismo com mais de 600 participantes de 87 clubes diferentes.

“O Brasileiro é interclubes, não tem um critério prévio para classificação. Optamos por levar os atletas que estavam entre os três melhores no ranking brasileiro por ser em Porto Alegre”, explica o técnico do Cria UFJF, Jefferson Verbena. Francisco, 18 anos, ainda é um esportista sub-20, mas detém performances que renderam a atual liderança do ranking brasileiro sub-20 nos 5 mil metros rasos, o título dos 8km na Copa Brasil Cross-Country e vaga para o Pan-Americano Juvenil. Com este currículo, o atleta irá disputar as provas dos 5 mil e 10 mil metros rasos no fim de semana.

PUBLICIDADE

“O Francisco vai usar essa competição como uma preparação para o Brasileiro sub-20, que acontece em Bragança Paulista no mês que vem. Será um treino durante uma competição, e ele ainda tem grandes chances de pódio. Vem de grandes marcas e vai buscar melhorar seus resultados com prioridade nos 10 mil metros”, analisa Jefferson.

Em 2017, Amanda Oliveira, 21, de Mercês (MG), disputou a mesma competição e venceu os 5 e 10 mil metros rasos, e irá novamente competir a partir do sábado. Desta vez, como uma das favoritas, ela terá um objetivo a mais revelado por Jefferson. “A Amanda treina com a professora Zirlene Santos, da Faculdade do Granbery, mas compete por nós. Ela estava se preparando para este momento de competição de pista, a principal para ela no ano. Quer buscar o índice para o Troféu Brasil, competição adulta, nos 10 mil metros e tem grandes chances de conseguir o pódio.”

O lançamento de dardo e de disco também será bem representado. Luiz Maurício, 18, é o vice-líder do ranking de lançamento de dardo e, conquistou recentemente, com a marca de 70,2m no Mineiro, índice para disputar o Mundial da Finlândia da modalidade. “Ele tem uma situação semelhante à do Francisco. O sub-23 não é o alvo dele neste momento, mas sim o Brasileiro sub-20 e em buscar melhorar sua marca para aumentar o índice do Mundial, que acontece em 10 de julho, na Finlândia”, conta Jefferson.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.