Ibitipoca poderá receber 1.200 visitantes por dia no feriado

Redução no número de entradas para 600, acertado com Ministério Público, ainda não está em vigor


Por Tribuna

18/04/2018 às 13h32

Apesar do acordo entre Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e Instituto Estadual de Florestas (IEF) para redução do número de visitas diárias do Parque Estadual de Ibitipoca para 600, a unidade de conservação segue recebendo o máximo de 1.200 pessoas durante os dias de visitações. A informação foi confirmada pelo IEF, gestor da unidade, que ainda não regulamentou a portaria para diminuição do quantitativo. Com isso, o número de ingressos no feriado do Dia do Trabalhador, no dia 1º de maio, não será reduzido pela metade.

Segundo o acordo estabelecido com MPMG, o IEF tem até 60 dias para cumprir a exigência, que foi assinada no início de abril. De acordo com o órgão florestal, uma portaria será publicada para que a diminuição seja efetivada na unidade. Questionado sobre prazos para cumprimento da resolução, o IEF informou que a documentação está em análise da Procuradoria do órgão, vinculado ao Poder Executivo.

PUBLICIDADE
Acordo inclui plano de monitoramento das trilhas mais longas e que levem a locais de risco, como a Janela do Céu, estipulando horários específicos para visitação nesses locais (Foto: Leonardo Costa)

Firmado no último dia 2, o Termo de Acordo entre MPMG e IEF inclui diversas medidas que visam à preservação e recuperação da unidade de conservação, além da segurança dos visitantes. Entre as exigências estão a realização de diagnóstico completo dos danos ambientais existentes, por meio de novo estudo de capacidade do parque; implementação de sistema eletrônico de venda de ingressos na portaria do Parque, com a respectiva cancela eletrônica integrada ao sistema; e adoção de medidas para minimizar o processo erosivo dentro da unidade de conservação, assim como a fiscalização e recuperação das cavidades alvos de pichação.

LEIA MAIS:

As exigências fazem parte das ações no âmbito do inquérito civil, instaurado na Promotoria de Justiça de Lima Duarte, que já investigava irregularidades no local. O prazo para cumprimento desses itens, com exceção da redução pela metade do quantitativo de visitantes, varia entre 180 e 360 dias, contados a partir do acordo.

Em nota, o IEF garantiu que vai realizar e cumprir todos os estudos e medidas do acordo, dentro dos prazos estabelecidos.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.