Fiéis lotam a Catedral para a celebração da Bênção dos Santos Óleos

À noite, acontece a Missa da Ceia do Senhor, quando a Igreja lembra o episódio da Última Ceia


Por Tribuna

29/03/2018 às 11h18- Atualizada 29/03/2018 às 17h15

Foto: Leonardo Costa

Fiéis lotaram a Catedral Metropolitana de Juiz de Fora, na manhã desta Quinta-feira Santa (29), para a celebração da Bênção dos Santos Óleos. Presidida por Dom Gil Antônio Moreira, a cerimônia, que revive a Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio Ministerial, contou com a participação de sacerdotes de todas as paróquias da diocese para a renovação do sacramento da ordem.

 

PUBLICIDADE

Os óleos dos Catecúmenos (usados nos batizados) e dos Enfermos (usados na Unção dos doentes) foram abençoados e o óleo do Crisma (usado no sacramento do Crisma) foi consagrado.

galeria-leo-5galeria-leo-4galeria-leo-3galeria-leo-2galeria-leo-1
<
>
Foto: Leonardo Costa

À noite, acontece a Missa da Ceia do Senhor, quando a Igreja dá início ao chamado Tríduo Pascal e lembra o episódio da Última Ceia, no qual Jesus Cristo ofereceu o seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho, e os entregou para os Apóstolos para que os tomassem, mandando-lhes também oferecer aos seus sucessores.

Durante a celebração, ocorre ainda a cerimônia do Lava-Pés, que lembra o gesto de Jesus, também na Última Ceia, quando lavou os pés dos seus apóstolos. O sermão desta missa é conhecido como sermão do Mandato ou do Novo Mandamento e fala sobre a caridade ensinada e recomendada por Jesus Cristo.

Foto: Leonardo Costa

No final da missa, faz-se a chamada Procissão do Translado do Santíssimo Sacramento do altar-mor da igreja para uma capela, quando se inicia a adoração ao Santíssimo durante toda a noite.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.