Palácio Barbosa Lima completa 140 anos de construção

Atual sede da Câmara Municipal de Juiz de Fora, edificação foi inaugurada em 1878 com a presença do imperador Dom Pedro II


Por Tribuna

20/03/2018 às 13h19- Atualizada 20/03/2018 às 13h21

Foto: Leonardo Costa

O olhar de quem anda quase sempre apressado pelo Parque Halfeld talvez não contemple todos os detalhes do Palácio Barbosa Lima, histórico prédio que abriga a Câmara Municipal de Juiz de Fora. A edificação, inaugurada em 1878, com a presença do imperador Dom Pedro II, completa 140 anos nesta terça-feira (20). Para registrar a data, convidamos você a lançar um olhar diferente para o prédio e enxergar os detalhes da obra, por meio das lentes do repórter fotográfico da Tribuna Leonardo Costa.

palacio-barbosa-lima-leo-2palacio-barbosa-lima-leo-3palacio-barbosa-lima-leo-8palacio-barbosa-lima-leo-4palacio-barbosa-lima-leo-5palacio-barbosa-lima-leo-6palacio-barbosa-lima-leo-7palacio-barbosa-lima-leo-9
<
>
Foto: Leonardo Costa

Começou assim…

PUBLICIDADE

Em 1876, o juiz Joaquim Barbosa Lima liderou uma campanha popular e arrecadou 60 contos de réis para a construção do prédio que abrigaria o Legislativo e o Fórum e seria considerado o primeiro edifício construído pelo Poder Público na cidade. A inauguração da obra, em 20 de março de 1878, foi feita pelo Imperador D. Pedro II. O Palácio segue o estilo clássico, organizado de forma tripartite, ou seja, um corpo central ligeiramente avançado e duas alas laterais simétricas, com três vãos. Enquadramentos ressaltados de portas e janelas, sobrevergas e o brasão com armas da República são as características ornamentais do local.

Revitalização

Em 2015, foi feita uma revitalização da fachada do prédio. O edifício, assim como o prédio anexo onde se localizam os gabinetes dos vereadores, foi pintado de amarelo, com detalhes em cinza fóssil. Já as janelas foram pintadas de vermelho goya e o gradil, de cinza escuro acetinado. As cores foram indicadas e aprovadas pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural (Comppac).

Utilidade

Atualmente, no saguão do prédio, funcionam todos os serviços que o Centro de Atenção ao Cidadão (CAC) oferece: emissão de carteira de identidade, orientações jurídicas por meio do Sedecon, Engenharia Popular, entre outros. Já no segundo andar, funcionam a sala da presidência e o plenário legislativo, de departamentos como a JFTV Câmara, Cerimonial, Informática, além da sala Asa Delta, destinada às reuniões das comissões da Casa.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.