De claris mulieribus


Por Tribuna

14/03/2018 às 09h09

Um dos destaques da programação da Semana da Mulher no Shopping Jardim Norte é a exposição “De claris mulieribus” (Mulheres famosas), do artista plástico Yure Mendes. Ele preparou esculturas de ferro com pintura automotiva acetinada com acabamento envelhecido homenageando mulheres importantes da história, como Eva Perón, Frida Kahlo, Chiquinha Gonzaga, Chica da Silva, Maria da Penha, Madre Teresa de Calcutá e as Operárias. Mais do que apenas grandes biografias, essas mulheres são, na verdade, a síntese de luta, esforço e muita determinação para transpor barreiras, até então, ditas inalcançáveis para suas semelhantes e sua época.

“Ler e pesquisar a trajetória de grandes mulheres é muito mais do que apenas descobrir detalhes e pontos de suas vidas. É um descortinar sobre força, sobre garra, sobre tudo o que as conquistas evidenciam e sobre como uma mulher posiciona-se em um patamar de destaque dentro de uma sociedade majoritariamente masculina e machista. Na política, na caridade, no showbiz ou até mesmo em sua comunidade local, para a mulher conseguir destaque o esforço é duplamente maior”, diz Yure Mendes.

PUBLICIDADE

“Essas mulheres representam para seu tempo o esplendor de suas conquistas, pois são bem mais do que alegorias da história, são peças fundamentais na formação e na construção de nossa sociedade”, acrescenta o artista plástico.

A exposição “De claris mulieribus” será inaugurada no sábado, dia 10, a partir das 14h, no piso L1, próximo à Praça de Eventos do Shopping Jardim Norte. A mostra segue em exibição gratuita até o dia 10 de abril, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingos e feriados, das 11h às 22h.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.