A paixão de Cristo


Por Tribuna

14/03/2018 às 09h06

O Museu de Cultura Popular, do Forum da Cultura, apresenta “Representações da Paixão”. A mostra reúne 20 peças de diversos materiais e tem como tema “A paixão de Cristo” na visão de artistas populares. As visitas podem ser feitas de segunda a sexta, das 14h às 18h, até o dia 29 de março.

A caminho do Calvário

PUBLICIDADE

Com representações sob técnicas de diversos artesãos, a exposição traz obras que relembram o martírio de Jesus Cristo. Uma delas é da artesã portuguesa Rosa Ramalho, um oratório de cerâmica esmaltada representando o calvário. Outra peça que nos chama a atenção é a imagem de Pietá, em cerâmica, do artista baiano Gerar. A obra mostra a virgem que se agiganta para acolher o corpo morto de Jesus em seus braços.

Também compõe a mostra crucifixos de origem italiana e espanhola, além de dois oratórios trípticos de Juazeiro do Norte – CE e imagens em gesso de São Bom Jesus do Matozinho e Nossa Senhora das Dores, que ganha uma outra interpretação em cerâmica. Desta vez, a virgem aparece com um punhal de metal enterrado em seu coração. Quem assina a obra é o artista belorizontino Jorge Cruz.

A mostra ainda conta com a estatuária ‘Jesus nas Oliveiras’ em que é representado o momento mais forte da humanidade de Cristo, no qual ele teme morte e pede a Deus: “Pai, se queres, afasta de mim este cálice; contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua”, presente no Livro de Lucas.

Museu de Cultura Popular

O Museu de Cultura Popular é um espaço dedicado à difusão cultural por meio de obras de artesãos e artistas brasileiros e estrangeiros. O espaço valoriza os ofícios e os saberes populares presentes na nossa rica cultura.

Em um diálogo com a sociedade contemporânea, o Museu reafirma sua função social e ganha visibilidade com a preservação e a divulgação de seu acervo e de suas coleções.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.