Plano de ação é elaborado para revitalização da Praça do Riachuelo

Reunião entre representantes da Prefeitura, lojistas e administração do Santa Cruz Shopping buscou alternativas para melhorar a segurança em um dos principais espaços públicos do Centro


Por Marcos Araújo

10/03/2018 às 07h00

Presença constante da Guarda Municipal, melhorias na iluminação, aumento de grade e revitalização do chafariz foram temas abordados na reunião entre o Santa Cruz Shopping e a Prefeitura para devolver a Praça do Riachuelo aos seus frequentadores. Como estava agendado, o encontro ocorreu na última terça-feira (6), com a presença de representantes das secretarias de Governo, Planejamento e Gestão, Desenvolvimento Social, Segurança Urbana e Cidadania, Administração e Recursos Humanos, da Procuradoria Geral do Município, além de lojistas e da administração do shopping.
As ações pontuadas durante o encontro têm como objetivo transformar o logradouro, que, ao longo dos anos, se tornou ponto de prostituição, uso e venda de entorpecentes, principalmente o crack, e casos de roubos e furtos, além de palco para venda de produtos ilícitos.

De acordo com a Prefeitura, está sendo elaborado um plano de ação conjunto em que serão definidas as responsabilidades de cada órgão e o condomínio do shopping. A expectativa é que, até o final de março, o plano seja validado. Nova reunião ficou agendada para o próximo dia 21.
Além das melhorias no interior da praça, foram propostas ainda a instalação de uma passarela traffic calming na Rua Jarbas de Lery Santos e a realização de recuo para ônibus no local onde há um ponto de embarque e desembarque. Conforme o administrador do Santa Cruz, Luciano Sobrinho, o shopping irá contribuir com palmeiras para o paisagismo da praça. Em ofício encaminhado à Tribuna, ele reiterou que o Poder Público precisa, com urgência, adotar medidas para que o local deixe para trás o atual estado de abandono.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

 

Demanda antiga

Em reportagem publicada em 16 de fevereiro, o jornal mostrou que, há tempos, a Praça do Riachuelo deixou de ser um espaço para convivência e recreação. Apesar de ser uma das principais praças da área central, traz marcas de abandono que afugentam os frequentadores e tornam o logradouro público apenas um lugar de passagem, onde delitos são cometidos a qualquer hora.

Depois da publicação dessa reportagem, uma primeira reunião aconteceu entre secretários da Prefeitura e lojistas, a fim de debater medidas para a revitalização da praça. Na ocasião, o secretário de Governo, José Sóter de Figueirôa, ressaltou a importância de a iniciativa privada procurar o Poder Público a fim de firmar parcerias benéficas para a população.

Todas as ações pontuadas nos encontros são um pleito antigo dos lojistas do Santa Cruz Shopping, que, desde janeiro de 2017, tentavam levar à Prefeitura uma proposta de parceria para ajudar na conservação e manutenção do logradouro.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.