Tempo ainda permanece instável em JF no fim de semana

Sol deve voltar a aparecer, mas Zona de Convergência do Atlântico Sul deve seguir atuando até terça-feira


Por Tribuna

09/03/2018 às 18h32

Segundo a meteorologia, instabilidade atmosférica deve seguir até terça-feira (Foto: Fernando Priamo)

Com o enfraquecimento das áreas de instabilidade atmosférica, o sol deve voltar a aparecer em Juiz de Fora no fim de semana. Porém, as chuvas ainda podem ocorrer, tanto no sábado (10) como também no domingo (11), em formas de pancadas em áreas isoladas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), embora esteja perdendo força, a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) ainda atua na região Sudeste do Brasil, pelo menos até a próxima segunda-feira (12) e, por isso, as precipitações não podem ser descartadas. Segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), os termômetros devem marcar de 20 a 25 graus até o domingo, com céu parcialmente nublado.

As duas tempestades registradas no município, na madrugada e na tarde de quinta-feira (8) ainda resultaram em mobilizações das equipes da Defesa Civil nesta sexta-feira. Em 24 horas, a partir das 18h de quinta, foram 31 ocorrências atendidas, sendo 10 delas na região Sudeste. Em seguida aparecem as zonas Sul (6) e Norte (4). A região central também teve quatro registros, seguidas da Zona Leste (3), Cidade Alta (2) e Zona Nordeste (2). Não há destaques.

PUBLICIDADE

Acumulado
Em nove dias, março concentrou 39,4% das chuvas previstas para o mês, o que significa 78,2 dos 198,3 milímetros da média histórica, baseada no comportamento das precipitações no município, neste período, nos últimos 30 anos. Se considerar todo o ano, já são 604,7 milímetros acumulados, quase 64% de todas as chuvas registradas no município entre janeiro e dezembro de 2017.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.