Um lugar especial: Quarto do Bebê

Quando um bebê está a caminho existe toda uma preparação para a chegada do novo integrante da família, e o prazo entre projeto e execução é relativamente curto. Porém, antes de pensar como será o décor, algumas questões importantes precedem a isso. Confira nossas dicas.


Por Aletheia Westermann

04/03/2018 às 07h00

Pais cheios de energia e um quarto de bebê que atenda a todas as expectativas! Quando um bebê está a caminho existe toda uma preparação para a chegada do novo integrante da família, e o prazo entre projeto e execução é relativamente curto. Porém, antes de pensar como será o décor, algumas questões importantes precedem a isso. O espaço disponível para o novo quarto é o ponto de partida para o projeto e pré-requisito para a definição dos móveis e equipamentos para o bem-estar da criança. Um layout descomplicado e sem excessos facilita o ritmo dos cuidados privilegiando segurança, circulação e ergonomia, mas, sem abrir mão do aconchego.

Quarto de Bebê nas paletas cinza e rosa: projeto moderno

PUBLICIDADE

É neste momento que devemos definir todas as intervenções físicas do espaço como uma luminotécnica adequada para a rotina do bebê, rebaixo de teto, se for o caso, pontos elétricos, além de outros equipamentos e tecnologias que poderão ser importantes agora ou no futuro, tais como: automação, antena de tv, ar condicionado, câmeras.

Feito isso, é hora da decoração, que hoje está muito democrática, mas, com o bom senso, o conforto e o bem-estar continuam sendo a chave do morar bem. Com isso em mente, já começamos a ter um norte para encontramos a resposta para esta questão e as escolhas vão se definindo.

O Quarto de Bebê pode acompanhar o crescimento da criança, com algumas adaptações.

Ora por quartos clássicos e provençais mas com frescor moderno, de base neutra, geralmente com pequenos toques de rosas, nudes, amarelos ou verdes Tiffany, além de rendas, pérolas e cristais. Ora pelos retrôs, com ‘candy colors‘ e móveis que lembram o aconchego de nossa infância. Ou, quem sabe, com os quartos alternativos, com uma pegada fashion, mas que buscam a harmonia, o aconchego e a proporção do espaço, porém, sem se apegar a um estilo.

Entretanto, se a ideia é também a de dar mais fôlego no ambiente para que ele não fique datado e acompanhe o crescimento da criança – com possíveis alterações futuras -, a sugestão é lançar mão de uma base neutra com os tons de bege, branco, cinza ou amadeirados e soltar a imaginação nas paredes, nos objetos decorativos e em pequenos móveis coloridos que, em boas lojas especializadas, podem ser adquiridos em uma infinidade de opções. O mercado, cada vez mais, traz novidades e inovações para atender a qualquer temática ou tendência da qual vamos partir, como papéis de parede, tecidos com texturas variadas, materiais de fácil manutenção, antialérgicos.

No Quarto de Bebê é preciso escolher as peças adequadas para otimizar o espaço disponível.

As necessidades da criança devem ser priorizadas na hora de dispor os móveis e ítens no quarto. Quanto menos trabalhosas e mais seguras forem as ações realizadas nesse espaço, como trocas de fraldas e roupas, colocar o bebê para dormir, amamentar, ótimo para a criança e melhor ainda para os pais.

O conteúdo continua após o anúncio

Confira mais dicas no nosso site clicando aqui e siga-nos no Facebook e Instagram.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.