Chup-chup gourmet: Sobremesa no saquinho

Aprenda a fazer o popular sacolé em versões incrementadas para os dias quentes


Por Júlia Pessôa

24/02/2018 às 07h00

 

Foto: Olavo Prazeres

 

PUBLICIDADE

Não importa como você o conheça: chup-chup, sacolé, dindin, geladinho, dudu, sacolete… no verão, a iguaria preparada em saquinhos e servida bem gelada, quase “prima do picolé”, é uma delícia, e tem sabor de infância para muita gente. Se tradicionalmente eram feitos à base de sucos de frutas e leite misturado com chocolate, creme holandês, baunilha e outros, hoje o mercado, ligado no paladar afetivo da população, recriou a iguaria com ingredientes mais nobres, pegadas gourmet e uma variedade muito maior de sabores, mas sem perder a essência que remete aos tempos de criança. Em festas de formaturas, casamentos e em feirinhas de food trucks, eles vêm se tornando cada vez mais presentes, ganhando um quê de comidinha especial.

Esse equilíbrio entre nostalgia, sabor e contemporaneidade é o que norteia, por exemplo, as criações de Thaiana Reis, da Adoç’art Brigaderia Gourmet, que vem se dedicando à fabricação artesanal de chup-chup gourmet há quase um ano e meio. “Estamos sempre em busca de novos sabores, novos visuais, mas sem que ele perca a essência. Quem não é apaixonado por banana e canela e por aquele delicioso doce da vovó? Por que não juntar os dois em um delicioso chup-chup?”, diz ela, em menção a uma das duas receitas que ensina a fazer neste sábado, a pedido da Tribuna, derivada de um dos sabores de seus brigadeiros (dá para fazer chup-chup de qualquer um deles).

Já para Letícia Paiva, da Chup Chup Lê Gourmet, além de remeter aos tempos de criança, o chup-chup, como é totalmente artesanal e mistura diferentes ingredientes, proporciona experiências diferentes a cada “chup”. “A versão gourmet traz a cremosidade do sorvete dentro de um picolé, mas no saquinho”, destaca Letícia, que, para esta edição, preparou o “dindin” (vamos variar os termos!) de paçoca. “A textura fica meio aveludada, tem que experimentar e comprovar”, garante.

A dica de Thaiana para o preparo da receita de banana é esperar a massa do doce esfriar para evitar que a adição do leite “talhe” o preparo, outra dica quente é que o mesmíssimo preparo pode ser feito substituindo-se a banana por abacaxi. As duas receitas são preparadas com ingredientes simples, fáceis de se comprar ou mesmo de se ter em casa, ideais para refrescar um dia de verão sem gastar muito ou ter trabalho demais.

 

Chup-chup de banana com canela e doce de leite
por Thaiana Reis

Ingredientes

4 bananas prata (picadas)
60g de açúcar
80ml de água
5g de canela em pó
700ml de leite
395g de leite condensado
100g de creme de leite
50g de doce de leite (para passar no saquinho)

Modo de preparo
Em uma panela, coloque a banana, o açúcar, a água e a canela, e vá cozinhando em fogo baixo, até que a banana esteja bem desmanchada. Reserve até que esfrie. depois, bata com o leite, leite condensado e creme de leite. “Suje” os saquinhos de chup-chup com doce de leite (pode usar uma colher de chá para colocar o doce), coloque o líquido e leve ao congelador, por aproximadamente 8 horas ou até congelar por completo.

 

O conteúdo continua após o anúncio

 

Chup-chup de paçoca
por Letícia Paiva

Ingredientes
1 litro de leite
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
100g de açúcar
7 rolhas de paçoca

Modo de preparo
Bata tudo no liquidificador até as paçocas dissolverem. Com o auxilio de um funil, encha os saquinhos, dê um nó na extremidade e coloque para congelar por aproximadamente 6 horas.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.