Programa ‘Talentos para Inovação’ lança 90 vagas

O objetivo é capacitar recursos humanos, incentivar o desenvolvimento de carreiras e inserir profissionais especializados em projetos de pesquisa


Por Tribuna

11/02/2018 às 07h00

Noventa bolsas inéditas serão disponibilizadas pelo programa nacional Talentos para Inovação. O objetivo é capacitar recursos humanos, incentivar o desenvolvimento de carreiras e inserir profissionais especializados em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, incluindo a participação de egressos de programas de formação e capacitação de áreas tecnológicas, para gerar resultados que possam ser aplicados, sobretudo, na indústria. A iniciativa é da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com apoio da Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-NC).

Podem ser inscritos projetos em 28 setores de competência tecnológica. Áreas que englobam desde biotecnologia, eletrônica, sistemas de comunicação digital, automobilismo inteligente, até desenvolvimento em saúde, refrigeração, mecânica, química industrial. A vasta lista de esferas de estudo dos projetos se encontra no site ( colocar link: do programa. As bolsas estão divididas em níveis A e B, e os valores variam entre R$ 4 mil e R$ 7 mil mensais no período de até 12 meses.

PUBLICIDADE

As inscrições já estão abertas e vão até às 15h do dia 12 de março, podendo ser feitas numa página on-line. (colocar link:

O resultado da seleção será divulgado a partir do dia 2 de maio, e a implementação das bolsas é prevista para junho de 2018.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.