Tupi encara a Caldense, invicta, neste domingo em Juiz de Fora
Partida terá diferentes desafios para o técnico Alexandre Barroso e seus comandados
O duelo carijó diante da Caldense neste domingo (28), às 17h, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, pela quarta rodada do Campeonato Mineiro, terá diferentes desafios para o técnico Alexandre Barroso e seus comandados. A maioria pode ser resumida em números, que, neste início de temporada, jogam contra o desempenho alvinegro. Há ainda a dificuldade em campo diante de uma equipe invicta no Estadual, com a quarta colocação após uma vitória e dois empates.
Ainda sem pontuar, o Galo detém a pior defesa da competição, com nove gols sofridos em apenas três jogos, média de três tentos por embate. A estatística preocupa, visto que nos últimos dez estaduais, a esta altura, oito das dez equipes mais vazadas acabaram rebaixadas no término da competição (ver quadro). A Tribuna levantou o histórico da última década do Mineiro, em que houve apenas duas fugas do rebaixamento por equipes que estavam em situação similar à do Carijó. O Tupi buscará repetir feitos do Villa Nova, em 2009, e do Democrata-GV, no ano passado, que não pontuaram até a quarta rodada, possuíam as piores defesas após a 3ª rodada, mas acabaram na 10ª posição do torneio, com 7 e 10 pontos, respectivamente.
“Temos 15 pontos para disputar em casa, sendo um jogo contra o Atlético e os outros com adversários diretos. Acredito que o campeonato vai estar um pouco mais definido a partir da sexta rodada. Por enquanto é precoce, mas isso não faz com que a gente fique descansado, pelo contrário. A equipe está toda mobilizada”
Alexandre Barroso, técnico do Tupi
Questionado sobre as preocupações diante destes dados, o técnico Alexandre Barroso garantiu que o alerta vermelho está ligado desde quando perdemos para o Uberlândia. “E a gente sabe que o fator de termos jogado com Cruzeiro e América muda um pouco essa estatística. Mas a equipe vai evoluir, e há outros times que ainda não enfrentaram Cruzeiro, Atlético e América. Mas primeiro precisamos fazer nossa parte. Temos 15 pontos para disputar em casa, sendo um jogo contra o Atlético e os outros com adversários diretos. Acredito que o campeonato vai estar um pouco mais definido a partir da sexta rodada. Por enquanto é precoce, mas isso não faz com que a gente fique descansado, pelo contrário. A equipe está toda mobilizada.” A Tribuna apurou que a situação do treinador, aliás, irá depender do resultado e, em caso de novo tropeço, do comportamento do time neste domingo.
Retorno de Reis
O Tupi deve ter quatro novidades entre os relacionados. O atacante Reis, recuperado de incômodo muscular, deve iniciar partida ao lado de João Vitor, que pode ganhar vaga de Paulinho. Já o lateral-esquerdo Udson, recuperado de problema no ombro, será opção entre os suplentes.
Há, ainda, a possibilidade da estreia do atacante Renato Kayser. O atleta emprestado pelo Vasco teve situação regularizada no BID da CBF nesta sexta (26) e já pode estrear pelo Alvinegro. O provável Tupi tem Vilar; Afonso, Sidimar, Wellington e Brey; Leo Costa, Rodrigo Dias e Francesco; João Vitor, Tchô e Reis.