Planeje e renove – reforma no banheiro

Está pensando em reformar o banheiro? Confira as dicas para que todas as etapas da obra saiam conforme o planejado. Um arquiteto pode te ajudar a economizar dinheiro.


Por Aletheia Westermann

28/01/2018 às 07h00

Longe de ser o ponto menos importante de uma casa, a reforma no banheiro deve ser feita com atenção e planejamento. Para isso, a orientação de profissionais qualificados é premissa para o sucesso.

PUBLICIDADE

Inicialmente, uma avaliação para identificar possíveis problemas é fundamental. É necessário analisar se há vazamento ou infiltração nas paredes e pisos; conferir os registros, as tubulações de água e esgoto para eventual substituição; pisos e revestimentos descolando, soltando ou “oco” e, por fim, se for em edifício, há a necessidade de saber o modo construtivo do local, pois, talvez, será necessário contar com a boa vontade de seu vizinho para realizar os reparos.

Se a ideia for a instalação de uma banheira, cheque minuciosamente os detalhes da planta, atentando para onde estão os canos e colunas e se a estrutura tem como suportar o peso dela – em alguns casos, não é possível ter o equipamento.

Verificados os possíveis problemas estruturais e definido o layout, é hora de pensar na repaginação de seu novo banheiro. Muitas soluções são mais simples do que se imagina. Mesmo em um momento em que a tecnologia é onipresente, algumas pessoas ainda são reticentes ao uso de novas propostas de acabamento. Contudo, a modernidade chegou também ao mundo das tintas e há tipos específicos para o uso da pintura nos banheiros (acrílicas ou Epóxi).

Além disso, outra novidade são os papéis de parede específicos para serem usados em áreas úmidas. Embora eles possam se desgastar com relativa rapidez, são uma ótima solução para mudar o banheiro sem precisar de grandes investimentos, quebradeira e sujeira. Tipos como vinílicos e os laváveis são os mais indicados. Prefira os produtos com tratamento antimofo e tenha um cuidado extra com relação aos rodapés, que precisam ser mais altos quando as paredes utilizam uma dessas opções. A única ressalva de uso deste produto é com relação a área do box.

Os espelhos simplesmente não podem faltar no banheiro! Além da funcionalidade mais óbvia, ele ainda é um importante elemento de decoração, melhora bastante o aspecto do local fazendo com que o espaço pareça maior, mais amplo. Dê preferência para os modelos que não embaçam.

A iluminação é outra opção de mudança que, normalmente, não requer tanto quebra-quebra. A iluminação indireta, com lâmpadas em subtrações no gesso e espelhos, continua sendo uma alternativa elegante e moderna. Contudo, sua aplicação merece atenção. Do contrário, há o risco de ter sombra justamente no espelho de maquiagem, por exemplo.

O conteúdo continua após o anúncio

Mesmo vivendo na cidade, estamos mais abertos a uma ligação maior com a natureza. Com isso, as plantas, de um modo geral, são bem-vindas no banheiro. A única condição é que o ambiente tenha luz natural, mesmo que pouca. Todavia, as espécies mais indicadas são as de sombra ou meia sombra. Além de melhorar o ar e controlar a umidade, elas ajudam na redução de bactérias, acalmam e, claro, embelezam o ambiente.

Curtiu as nossas dicas? Então dá um pulinho no nosso site clicando aqui e siga-nos no Instagram e Facebook 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.