UFJF inicia cercamento do Lago dos Manacás, no campus

Obra abrange apenas o trecho nas proximidades do Pórtico Sul e deve ter duração de cinco dias


Por Tribuna

25/01/2018 às 10h26

Tela será instalada nas proximidades da lâmina d’água. Objetivo é impedir acesso ao lago, mas evitar possíveis agressões estéticas (Foto: Olavo Prazeres)

Técnicos da Pró-reitoria de Infraestrutura e Gestão (Proinfra) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) iniciaram, na manhã desta quinta-feira (25), o cercamento do Lago dos Manacás, no campus. A obra, inicialmente prevista para começar na quarta, abrange apenas o trecho nas proximidades do Pórtico Sul e deve ter duração de cinco dias. De acordo com a UFJF, a área no entorno do lago coberta por vegetação não será cercada.

Conforme a Tribuna noticiou nesta quarta-feira (24), a UFJF justifica que a implantação tem como objetivos a manutenção do espaço acadêmico-científico, a preservação da biodiversidade encontrada no local e a prevenção de acidentes. Segundo o pró-reitor de Infraestrutura e Gestão, Marcos Tanure Sanábio, o lago tem sido utilizado como ponto de pescaria e lazer por moradores dos bairros adjacentes ao campus, principalmente no período de altas temperaturas, quando cresce o número de ocorrências destas atividades. A Tribuna esteve no local na manhã de quarta-feira e flagrou jovens nadando e pescando.

PUBLICIDADE
Incidência de jovens nadando e pescando tem aumentado nesta época do ano (Foto: Leonardo Costa)

A iniciativa conta com apoio de lideranças da Sociedade Pró-Melhoramentos (SPM) do Bairro Dom Bosco, que se reuniram com a administração da instituição na última terça-feira (23). Os membros estão distribuindo panfletos para comunicar a proibição e riscos do uso recreativo do reservatório. Caso seja necessário, a associação pretende convocar a comunidade para ampliar as conversas sobre a restrição adotada.

O Lago dos Manacás não tem a finalidade de abastecimento humano, pesca ou balneabilidade, conforme sinalização presente em suas margens.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.