Sobe para 4 o número de mortes suspeitas por febre amarela em JF

Cobertura vacinal em Juiz de Fora chega a 91,55% da população, segundo dados da Secretaria de Saúde


Por Tribuna

22/01/2018 às 14h20- Atualizada 22/01/2018 às 14h53

Mais um paciente internado em Juiz de Fora, com suspeita de febre amarela, veio a óbito na madrugada desta segunda-feira (22). Ele estava na Santa Casa de Misericórdia desde a última sexta (19), onde seria submetido a um transplante de fígado, mas faleceu antes de realizar o procedimento. A assessoria de comunicação da Santa Casa informou que o transplante não foi realizado pois não havia órgão disponível. O paciente, um homem de 53 anos, deu entrada na unidade em função de uma hepatite fulminante. Seu óbito foi registrado por volta de 3h. Com isso, sobe para quatro o número de mortes suspeitas por febre amarela na regional de saúde de Juiz de Fora.

O homem era natural do município de Belmiro Braga, a 40 quilômetros de Juiz de Fora, e estava entre os três pacientes da região que deram entrada, no final de semana, no Hospital Regional João Penido apresentando sintomas da doença. No sábado, a Secretaria de Saúde de Juiz de Fora confirmou a internação desses três pacientes, sendo que um deles veio a óbito no mesmo dia, mesmo depois de ter sido atendido no hospital. A assessoria da pasta afirmou que não pode repassar informações sobre identidades dos pacientes, cidades de origem ou estado de saúde pois são moradores de cidades vizinhas que estão apenas se tratando em Juiz de Fora. A pasta disse que ainda não foi notificada da morte deste segundo paciente. Procurada, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) disse que só irá se manifestar por meio dos boletins epidemiológicos. O próximo deve ser publicado na terça-feira (23).

PUBLICIDADE

A mais recente morte foi confirmada pela Prefeitura de Belmiro Braga. Segundo o secretário de saúde do município, Jardel Souza Moraes, o homem residia no distrito de Porto das Flores, Zona Rural de Belmiro Braga, na mesma região onde um macaco foi encontrado morto no começo do ano. O secretário informou que o caso de epizootia por febre amarela foi confirmado no dia 12 deste mês. E, em função deste caso, a Prefeitura intensificou a imunização na cidade, sobretudo na Zona Rural. O paciente em questão não teria sido vacinado.

O secretário disse que, por conta da proximidade com o município de Rio das Flores (RJ), esse paciente não buscava atendimento em Belmiro Braga, mas em Rio Das Flores. “Ele foi internado no Hospital Doutor Luiz Pinto, em Rio das Flores, na última quinta (19), mas precisou ser encaminhado para outra unidade hospitalar. Como não foi possível conseguir uma vaga em um hospital do estado do Rio de Janeiro, a Secretaria de Saúde de Belmiro Braga foi acionada e conseguiu uma vaga no João Penido”, explicou. Posteriormente, o paciente foi transferido para a Santa Casa, onde veio a falecer nesta madrugada.

Cobertura vacinal chega a 91,55% em JF

A cobertura vacinal contra a febre amarela atingiu 91,55% do público-alvo em Juiz de Fora. Segundo a Secretaria de Saúde, o índice foi alcançado após quase 10 mil juiz-foranos procurarem os 66 pontos de vacinação disponibilizados pela Secretaria de Saúde no último sábado (20), quando as unidades permaneceram abertas das 8h às 17h para atender aqueles que ainda não haviam sido imunizados. Segundo a pasta, a meta continua sendo alcançar cobertura vacinal de 95%, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde.

De acordo com dados da secretaria, 9.818 doses foram aplicadas no sábado. Somadas às mais de 13 mil aplicadas desde o início de janeiro, chega-se ao total de 23.638 doses neste mês, número 35 vezes maior que o total de vacinas distribuídas para a população em dezembro. No mês passado, apenas 686 juiz-foranos buscaram os postos de saúde para se vacinar contra a febre amarela, que já causou, pelo menos, 15 mortes em Minas Gerais neste ano.

Nesta semana, as 63 UBSs da cidade continuarão atendendo a população com horário de atendimento ampliado, com o objetivo de aumentar a cobertura. As unidades estão funcionando das 8h às 16h30, sem intervalo de almoço, para imunizar aqueles que ainda não receberam nenhuma dose da vacina contra a febre amarela. Podem se submeter crianças com idade superior a 9 meses de idade e adultos com até 59 anos. Idosos e gestantes precisam de autorização médica para receber uma dose da vacina.

Combate à febre amarela

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) lançou, no último sábado (20), chamamento público para contratar profissionais em regime temporário. O objetivo é disponibilizar assistentes sociais, auxilares administrativos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, técnicos de enfermagem e médicos para as unidades regionais de saúde de Juiz de Fora, Belo Horizonte, Ponte Nova e Divinópolis. No total, nove médicos estão sendo requisitados, além de 56 técnicos de enfermagem. Os profissionais darão suporte assistencial às equipes das localidades acometidas por casos da doença.

O conteúdo continua após o anúncio

A contratação está sendo feita de maneira imediata. Para participar, os candidatos devem entregar documentação exigida no edital no Hospital Eduardo de Menezes, em Belo Horizonte, até as 16h de terça-feira (23). Em Juiz de Fora, o hospital de referência da regional é o Hospital João Penido, onde cinco pacientes com suspeita de febre amarela já foram internados.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.