A prática no Bem


Por Comunidade Espírita A Casa do Caminho

20/01/2018 às 06h30

Teoria e prática: dois lados que se completam. Comumente, nas ciências, determinada teoria fundamenta e orienta a prática a ela relacionada. Assim, também, a prática se fortalece, quando respaldada pelo esclarecimento de uma teoria. Segundo d. Isabel Salomão de Campos, da Casa do Caminho, a prática enraíza a teoria na alma.

Nesse sentido, estudar a doutrina espírita é esclarecimento, orientação e instrução, porém a fé sem obras é morta. Praticar o que se lê, o que se estuda é sair da posição cômoda para arregaçar mangas; é enraizar na alma, nos hábitos, nos sentimentos os valores e as orientações do Bem.

PUBLICIDADE

Em tempos de escândalos e crises, quando ares de desorientação e desesperança pairam sobre a humanidade, é fundamental fazer a opção pelo Bem. Entretanto, sem orientação, não se consegue uma vivência cristã.

Vivenciar o Bem equivale a dizer, viver e reviver os ensinamentos de Jesus, relembrados pela Doutrina Espírita, num exercício incansável e diário, já que, diante da renovação a que o ser humano se propõe, surgem limitações inerentes ao espírito em evolução. Ainda, são muitos os sentimentos inferiores e atitudes que precisamos corrigir em nós mesmos, se pretendemos um mundo melhor.
Viver o Bem que Jesus exemplificou é praticar a caridade, o amor, a humildade, a paciência, o perdão conosco e com o próximo. São aprendizados de que o homem não está isento e que constituem um trabalho individual e intransferível.

A Doutrina Espírita nos devolve a esperança, a coragem para sermos bons e nos informa que somos responsáveis pelo nosso progresso, que somos artífices da nossa própria vida e que o progresso individual independe dos outros, esclarece d. Isabel, orientando, ainda, que não podemos permitir que as dificuldades nos perturbem. É preciso fazer dos outros, dos sofrimentos, alavancas a nos impulsionar para Deus, deixando para trás as lágrimas, os dissabores, os desentendimentos e as enfermidades. Deus nos criou para sermos felizes.
Envolvidos pelo desejo de mudança a que nos propusemos no início de cada ano e impulsionados pelos exemplos que Jesus deixou à humanidade, renovemos nossa maneira de sentir e de ser pelos padrões do seu Evangelho, dando boas-vindas às oportunidades de progresso que nos são apresentadas diariamente. Busquemos seguir o Caminho, a Verdade e a Vida.

Este espaço é livre para a circulação de ideias e a Tribuna respeita a pluralidade de opiniões. Os artigos para essa seção serão recebidos por e-mail (leitores@tribunademinas.com.br) e devem ter, no máximo, 35 linhas (de 70 caracteres) com identificação do autor e telefone de contato. O envio da foto é facultativo e pode ser feito pelo mesmo endereço de e-mail.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.