Aprenda a fazer café e chá gelado para o verão


Por Júlia Pessôa

13/01/2018 às 07h06- Atualizada 15/01/2018 às 12h20

Quando aquele calor dos trópicos chega para ficar – embora em JF sempre haja a chance de ele fugir -, fica difícil apreciar pratos e bebidas quentes, sobretudo fora do ar-condicionado. Nosso paladar parece pedir por comes e bebes leves e refrescantes, e, com isso, o cafezinho e/ou o chazinho acabam saindo dos holofotes gastronômicos em que ficam quando as temperaturas estão mais baixas. Para trazê-los de volta ao estrelato, convidamos Cláudia Ribeiro, da Rellicário Brigaderia, que vem investindo cada vez mais em grãos e técnicas de café para dar uma cara de verão às bebidas. Especialmente para o Gastrô+, ela criou um café com suco de limão e um chá de hortelã com cubos de gelo de abacaxi.

café-passando-priamochá-priamogastro-café-gelado-fernando-priamo
<
>
(Fotos: Fernando PRiamo)

Segundo Cláudia, a ideia para o café foi jogar com o contraste de acidez entre o limão e o café e fugir da dobradinha café-sorvete que costuma reinar entre as versões geladas, que, inclusive, integram o cardápio da casa. “O suco de limão é muito refrescante e ácido, então usamos um grão de café de baixa acidez, preparado na aeropress, processo que quebra ainda mais este teor ácido”, explica. “Este grão, um blend da Unique Café, tem uma doçura muito característica, que faz um contraste muito harmônico com o suco, que é acido. Tem um sabor muito marcante e é leve”, completa Paulo Tarso, também sócio da Rellicário. De fato, um gole na bebida permite que a gente se delicie com a intensidade dos sabores dos ingredientes, resultando em uma bebida cheia de personalidade e realmente refrescante. Nem sabe o que é aeropress e não conhece variedades de grão de café? Não tem problema, o café coado de casa funciona perfeitamente na receita.

PUBLICIDADE

Para o chá, a inspiração foi um clássico e também superfresquinho suco de abacaxi com hortelã. “Quis pegar uma referência conhecida, que dialogue com o conceito de comfort food, e a mim, pelo menos, esse suco remete aos verões da infância. Quis trazer isso adaptando para o chá”, diz Cláudia. Os cubos de gelo de abacaxi, além de deixarem a bebida geladíssima, agregam ainda mais sabor ao chá, que é coado neles, promovendo um diálogo harmonioso entre os ingredientes. Ambas as receitas foram preparadas com açúcar refinado, mas segundo Cláudia, dá para usar outros adoçantes, de acordo com o gosto de quem for preparar. “É uma receita rápida, barata e sem mistério. Queria que fosse simples para as pessoas replicarem em casa”. O desafio está lançado, confira as receitas, prepare em casa e curta o verão numa fresca. (É tão fácil que o desafio nem é tão desafio assim!)

 

Café gelado com limão

 

café-priamocafé-pronto-priamo
<
>

Ingredientes:

Suco de 2 limões
8 pedras de gelo
6 colheres (chá) de açúcar
2 rodelas de limão
200 ml de café

Modo de preparo

Em um copo ou taça, coloque o suco, o gelo e as rodelas de limão. Prepare o café como de costume, adoce, coloque quente no copo e misture até ficar gelado. Pronto!

 

Chá de hortelã com gelo de abacaxi

O conteúdo continua após o anúncio
chá-coandochá-pronto-priamo
<
>

Ingredientes:

9 gelos grandes de abacaxi (leia abaixo como fazer)
10 folhas de hortelã
2 colheres de sopa de folhas secas de hortelã, próprias para chá
300 ml de água fervente
5 colheres de açúcar

Modo de preparo

Para o gelo, bata um abacaxi no liquidificador com pouca água, no máximo 100 ml. Coloque em uma forma de gelo e congele. Depois de pronto, disponha numa taça ou copo com as folhas frescas de hortelã. Para o chá, prepare a infusão com as folhas secas como preferir e deixe por minutos. Depois deste tempo, despeje a bebida sobre os gelos e adoce.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.