Abertas inscrições de curtas para Filmes da Estação

Segunda edição do festival ocupa o centro-histórico de JF com mostra de filmes de todo o Brasil


Por Tribuna

08/01/2018 às 21h40- Atualizada 09/01/2018 às 16h49

O festival de curtas-metragens Filmes da Estação será retomado em 2018, após um hiato de dois anos. A segunda edição do evento está programada para ocorrer entre os dias 4 e 6 de maio, no Museu Ferroviário, na Praça da Estação, ponto central de Juiz de Fora. As inscrições de curtas-metragens produzidos em todo território nacional devem ser feitas, gratuitamente, no site filmesdaestacao.com.br. Não há número restrito para envio das obras, as únicas regras são: os curtas devem ter sido produzidos a partir de janeiro de 2016, a fim de garantir uma exibição de produções atuais, e a duração máxima de cada curta deve ser de 20 minutos.

Filmes com temáticas irrestritas serão aceitos, exceto produções para fins institucionais, empresariais ou criados exclusivamente para televisão. Todos os curtas passarão por uma avaliação preliminar da curadoria convidada pelo festival responsável pela Mostra Competitiva. Três premiações, nenhuma em dinheiro ou bens, serão feitas pelo júri, nas categorias “Troféu de Melhor Filme”, “Melhor Direção” e “Prêmio Especial do Júri”.

PUBLICIDADE

A obra que não for selecionada para a Mostra Competitiva pode ser incluída em outra mostra dentro do Festival. Na última edição, as mostras foram organizadas entre a “Estação”, “Xangai”, “Extra” e “Trenzinho”. O Festival acaba sendo uma ressignificação de uma estação de trem já transformada ao longo das décadas, fazendo divisa com a arquitetura mais característica e antiga da cidade. Uma possibilidade de repensar as potencialidades daquele espaço, refletir a cidade e formar um público interessado em conhecer produções de curtas-metragens com potencial de circular por todo o país. O Filmes da Estação conta com o patrocínio da Prefeitura de Juiz de Fora, Funalfa e Lei de Incentivo à Cultura Murilo Mendes.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.