Ranking de Corridas de Rua de Juiz de Fora começa no dia 25 de fevereiro
Planejamento da Secretaria de Esporte e Lazer é que Corrida da Fogueira aconteça no dia 21 de julho
Os amantes das corridas rústicas de Juiz de Fora já podem se programar, pois o calendário do Ranking de Corridas de Rua de 2018 foi divulgado com antecedência, pela Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Juiz de Fora. O anúncio foi feito durante a premiação do 31º Ranking de Corridas de Rua, realizada no Clube Bom Pastor, na última quarta-feira (20). Serão dez etapas (ver quadro). A primeira acontecerá no dia 25 de fevereiro, com a 2ª Corrida do Laboratório Côrtes Villela, e a última corrida, válida pelo ranking da Prefeitura de Juiz de Fora, será a 4º Tecnobit Night Run, no dia 24 de novembro.
“Nos reunimos com os organizadores de cada prova e nos esforçamos durante o ano para que o calendário fosse conhecido com antecedência, pois em 2017 tivemos problemas com a divulgação das datas, que foram conhecidas apenas em março, o que atrapalhou o planejamento de muitos atletas. Por isso nos comprometemos com os organizadores e com o prefeito Bruno Siqueira, que iríamos divulgar não só o calendário das corridas, mas também de outros eventos esportivos da cidade até o final deste ano”, explica o secretário de Esporte e Lazer, Júlio Gasparette, que lembra que a UFJF não se posicionou sobre a sua participação no ranking de 2018, por isso foram confirmadas apenas dez datas.
Gasparette acrescenta que, por conta da Copa do Mundo da Rússia e as eleições em 2018, o calendário ficou bem ajustado, com apenas uma prova por mês. Mas pelo planejamento, foi possível reservar uma data para a tradicional Corrida da Fogueira, que acontecerá no mês de julho. “Agendamos a data do dia 21 de julho para a Corrida da Fogueira. Em 2017 tivemos problemas para organizar a prova, por conta disso, em 2018, o processo de licitação deve ocorrer em fevereiro”.
Gasparette se diz satisfeito com o número de participantes nas 11 etapas do ranking de corridas de rua de Juiz de Fora em 2017, quando cerca de 14 mil pessoas se inscreveram, além dos quase três mil atletas que participaram da Corrida da Fogueira, que não faz parte do ranking. Ele acredita que, com a divulgação antecipada do calendário, o número de participantes deve aumentar em 2018. “Se com os problemas apresentados em 2017 foram mais de 17 mil pessoas, em 2018, com toda essa organização, esperamos que cerca de 20 mil pessoas participem das provas”, prevê.