JF Sabor divulga campeões da edição que teve tema “cerveja”
Concurso teve pratos preparados ou harmonizados com a bebida; melhor principal é do São Bartolomeu, e Sublime brilha em várias categorias
Atualizada às 15h15
No ano em que a cerveja foi a estrela dos eventos gastronômicos em Juiz de Fora, o JF Sabor não perdeu o bonde da história e teve a bebida como tema no preparo ou harmonização dos pratos, com mais de 30 estabelecimentos participantes. A 17ª edição do festival gastronômico teve seis categorias, e a premiação dos campeões de cada uma foi anunciada na segunda (11), com a comemoração dos resultados do evento. O concurso foi realizado de 3 de outubro a 11 de novembro. O resultado foi decidido com base na soma dos pontos dados pelo júri especializado e os atribuídos pelo público. “Nesta edição, a participação foi massiva, conseguimos fazer exatamente aquilo a que o JF Sabor se propõe: honrar pratos, chefs e restaurantes da cidade”, diz Carla Pires, presidente da Abrasel Zona da Mata, organizadora do evento.
Neste ano, uma nova categoria, “Harmonização” foi criada, alinhada ao tema, em que os participantes seriam premiados pela combinação de seus pratos com alguma cerveja. A campeã foi a Estação Grill, com seu “Filé Dijon”, Mignon ao molho de mostarda Dijon servido com risoto de shitake e batatas rústicas, harmonizado com uma Vienna Lager da Cervejaria Noi. Em segundo lugar, ficou a Boom Panquecas com sua “Vó Dodora”, recheada com pernil suíno marinado na cerveja e desfiado, coberta com molho agridoce de melado de cana salpicada com farofa de malte e acompanhada de crispy de couve. A harmonização é com cerveja da casa, Boom Bier Premium. A Sartoni Steakhouse levou o terceiro lugar, com o Black Beer Filet, escalopes de mignon ao molho black beer e Catupiry, servidos com arroz de tomate seco e batatas prussianas, harmonizado com Sartoni American Larger.
Na categoria principal, quem levou a melhor foi o São Bartolomeu, com a saborosíssima cevada cremosa servida com barriga caramelizada, farofa de miga e azeite de lúpulo. “Quisemos desconstruir a cerveja usando vários de seus elementos de diferentes maneiras”, conta Malio Aflisio, um dos chefs. “O maior desafio foi encontrar o ponto de cocção certo da cevada, porque já havíamos trabalhado bastante com os outros ingredientes”, completa Rafael Barbosa, que também assina o prato. Em seguida, veio o “Sublime e Profano Sapore”, prato da Gelateria & Espaço Gourmet, um escalope de mignon ao molho de confit de alho com cerveja Dopplebock Profana, servido com batatinhas com molho especial e arroz selvagem. Em terceiro lugar, veio a Churrasqueira, com Prime Rib de Leitão Duroc, corte retirado do lombo leitão, grelhado e ao molho agridoce à base de cerveja witbier, servido com espaguete de abobrinha.
A Sublime, aliás, foi a grande estrela da premiação, sendo premiada em todas as categorias em que participou. “Quando me mudei para Juiz de Fora, o JF Sabor foi um grande instrumento de pesquisa para que eu pudesse abrir a Sublime, conheci muitas casas durante o concurso. Esta premiação é muito especial e vem de um empenho grande de toda a equipe”, diz, emocionado, Mauro Cavaca, proprietário da Sublime. Na disputa de Lanches e Sanduíches, a casa levou a melhor com o ”Bella Italia”, hambúrguer de costela bovina caramelizada na Doppelback Profana, com salada de alface americana e agrião, servido no pão de malte Timboo e acompanhado por batatinhas rústicas e tirinhas de bacon crocantes. O segundo lugar ficou com o Subway, que apresentou o “Sub à moda Pizzaiolo”, em pão nove grãos de aveia e mel, que leva pepperoni, queijo suíço, cebola roxa, azeite, orégano, cream cheese e molho de tomate.
Nos petiscos, deu Sublime de novo, com o “Sr. Mignon e seus 3 amores”, iscas de mignon servidas no pão italiano e com 3 molhos: gorgonzola, confit de alho com doppen/lback e o molho especial Sublime. Em seguida, vieram Salvaterra, com seus pastéis de tilápia com cream cheese; e Espeto & Cia, com a costela 100% puro malte, regada com cerveja preta e servida com batatas bravas.
Na categoria Pizzas e Massas, Sublime também acompanhou o primeiro lugar, com a “Pasta da Nonna” , sorrentino artesanal recheado com pera e nozes, com crosta de nozes e mix de maltes, ao molho de gorgonzola. O vice-campeonato foi da Babbo Giabba com a pizza “Parma Gourmet”, que leva cerveja pilsen, molho artesanal da casa, cubos de queijo gruyère, mozarela e lâminas de parma.
Nas sobremesas, o estabelecimento foi o segundo colocado, e o primeiro prêmio ficou com a Bom Clima Sorvetes Artesanais e seu sorvete de cerveja Stout acompanhado de creme de doce de leite e macadâmia, finalizado com crocante de malte torrado. O grande prêmio da categoria foi entregue por ninguém menos que o MasterChef Pablo Oazen, que já está de volta a Juiz de Fora e, para quem não se lembra, venceu o reality com duas sobremesas ousadas e aclamadas pelos jurados. A Sublime veio em seguida com “Birra, Gelato e Felicitá!”, com um gelato caprese, bombom de gelato feito com cerveja Antuerpia kremilim, bombom de gelato Ferrero Rocher com crispy de malte, bombom de gelato de pistache com malte e gelato de licor Baileys. Acompanha brigadeiro gourmet com nozes e malte. O terceiro lugar ficou com a Rellicário, com uma saborosa torta de banana com caramelo de cerveja Red Ale Mr. Tugas.