Reitor da UFJF pode ser homenageado pela Câmara
Reconhecimento
Após a Câmara ter aprovado uma moção de repúdio contra a UFJF, por conta da polêmica envolvendo um vídeo divulgado pela instituição em que uma drag queen visita alunos do Colégio de Aplicação João XXIII, o reitor da universidade, Marcus David, pode ser homenageado pela Casa legislativa. O reconhecimento deve se dar por projeto de lei assinado pelo vereador Adriano Miranda (PHS), que sugeriu a concessão de título de cidadão benemérito a David. Na justificativa da proposta, o parlamentar destaca que o reitor já desempenhou com destaque vários cargos na área de gestão pública, com ênfase em suas atuações nas pró-reitorias de Administração e de Finanças e Controle, além de passagens pelas diretorias financeiras da universidade e do Município e pela presidência do Conselho Diretor da Fadepe.
Agenda em JF
O ex-prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda vai cumprir uma extensa agenda em Juiz de Fora, iniciada nessa segunda-feira, com contatos com lideranças empresariais e políticas. Nesta terça-feira, abre a jornada cedo, em reuniões, inclusive, com o arcebispo dom Gil Antônio Moreira. No início da tarde, após articulação do advogado Vítor Valverde, ele terá almoço com empresários, na Associação Comercial. Lacerda fica em Juiz de Fora até esta quarta-feira, só retornando a Belo Horizonte, à noite, após receber moção de aplauso, às 19h, na Câmara Municipal.
Para o futuro
Em artigo publicado no jornal “O Tempo”, de Belo Horizonte, o deputado Marcus Pestana não esconde a crise que afetou o PSDB, mas considerou que o momento mais difícil já passou. A convenção nacional de sábado deve consolidar o nome do governador Geraldo Alckmin como presidente da legenda, após acordo entre os candidatos Tasso Jereissatti e Marconi Perillo. Para o deputado, tal decisão foi um início da conciliação, pois o partido está voltado para o futuro. Pestana também destacou a posição do novo comando de sair do Governo Temer, mas antecipou que alguns ministros, como Aloísio Nunes, das Relações Exteriores, devem ficar na cota do presidente, mas sem qualquer retaliação do partido.
Águas em Minas
Pelo menos 200 municípios mineiros estão sob estado de emergência, embora o período forte das chuvas só esteja começando. Os dados foram apresentados pelo próprio governador Fernando Pimentel, durante café da manhã, sexta-feira (1º), com jornalistas no Palácio da Liberdade. Ele observou que Minas vive um paradoxo, pois em outras tantas regiões o problema é a seca. “Estamos com chuvas abaixo da média histórica há pelo menos dez anos”, destacou. A capital, Belo Horizonte, por sua vez, vive um momento crítico em função dos temporais das últimas 72 horas, que já ultrapassaram a média do mês.