Mutirão do HU e da Maternidade alerta para o câncer de pele neste sábado

HU e Maternidade Therezinha de Jesus fazem consultas e exames gratuitos neste sábado


Por Tribuna

01/12/2017 às 20h08

O Hospital Universitário (HU) e o Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus promovem, neste sábado (2), um mutirão de consultas e exames gratuitos para celebrar o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele. Os interessados devem comparecer a um dos postos de atendimento entre 9h e 15h. O atendimento será feito por ordem de chegada. O Therezinha de Jesus fica na Rua Dr. Dirceu de Andrade 33, no Bairro São Mateus. No HU, os exames serão realizados na unidade do Bairro Dom Bosco.

Essa ação, que será realizada em todo o Brasil, dá início às atividades do Dezembro Laranja, mês dedicado a alertar a população sobre a importância da prevenção da doença. Anualmente, cerca de 30 mil pessoas são assistidas por meio do exame preventivo gratuito contra o câncer da pele.

PUBLICIDADE

De acordo com a médica dermatologista Maria Teresa Feital, são esperadas cerca de 300 pessoas nas duas unidades de saúde, pois a procura pelo atendimento tem aumentado ano a ano em Juiz de Fora. “Houve uma maior conscientização por parte das pessoas, por isso, o número de casos de câncer de pele também aumentou. Mas, em muitos casos, os tratamentos têm sido mais eficientes, pois a doença está em um estágio inicial e é mais fácil o tratamento”.

A médica explica que existem diferentes tipos de câncer de pele e que podem se manifestar de formas distintas. O melanoma, apesar de não ser o tipo mais incidente, é o mais agressivo e potencialmente letal. Já os chamados câncer não melanoma apresentam altos percentuais de cura se diagnosticados e tratados precocemente. Durante a mobilização, serão realizadas consultas e, caso, a pessoa apresente a doença será encaminhada para tratamento.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.