Como enfrentar a concorrência no momento econômico atual?
Em momentos de recessão, é fundamental que os aspectos internos estejam alinhados com a estratégia da empresa e funcionando muito bem, para que os resultados entregues aos clientes superem as expectativas e incentivem o consumo
Com mercados cada vez mais competitivos, a rotina diária do empreendedor envolve reflexões que vão além do próprio negócio. Variações do ambiente externo impactam a vida de uma empresa a todo momento, por isso é importante se preparar para lidar com as adversidades.
Para manter o foco nos negócios, inclusive em momentos de turbulência, o empreendedor precisa estar atento a alguns elementos essenciais na gestão. São eles:
Público-alvo: para quem você vende? Quais são as características das pessoas que percebem valor na sua oferta? Além dessas características, como é o comportamento de consumo desse público? Inicie com uma observação exploratória e aprofunde-se, sempre que possível, em conversas, pesquisas e entrevistas, para analisar quem são os seus consumidores e o que pode ser feito para que eles tenham uma experiência de compra positiva na sua empresa.
Concorrência: saiba quais são os pontos fortes e fracos do seu negócio, assim como os da concorrência. Identifique, nos pontos fortes dos concorrentes, fatores que podem ser melhorados no seu negócio e, nos pontos fracos, oportunidades de se posicionar à frente.
Fornecedores: quais são suas opções de fornecedores? Caso possua apenas um fornecedor, identifique outras oportunidades e, caso esteja buscando novos, analise quais podem entregar dentro das condições adequadas e com resultados eficientes, para que a sua empresa consiga se posicionar de maneira competitiva no mercado.
Produtos/serviços: o que pode ser destacado no seu produto ou serviço? É a qualidade? O preço? O atendimento? Como você demonstra e apresenta ao mercado esses diferenciais? Não adianta ter pontos fortes e não saber explorá-los. Direcione o holofote para o que for atrativo aos olhos do cliente, quando ele analisa a sua oferta.
Pessoas: motivação e treinamento são fundamentais para que a sua equipe tenha melhor desempenho. Aspectos como qualidade do relacionamento interno, política de cargos e salários bem definida e reconhecimento são apontados como prioridade para muitos profissionais, e têm de ser observados por empreendedores que querem oferecer aos clientes um atendimento realizado por pessoas preparadas e dispostas a construir uma experiência de compra verdadeiramente diferenciada.
Estrutura: o ambiente em que você recebe seu cliente é receptivo e facilita o consumo? Atente-se para a comunicação visual, o mobiliário e a disposição dos produtos em lojas físicas. No ambiente online, cuide para que fotos, descrições, plataformas e formas de contato estejam disponíveis aos consumidores, dentro dos padrões adequados ao consumo (fotos leves, que carreguem rápido; descrições completas, informando com clareza atributos dos produtos; plataformas responsivas que se adaptam a qualquer dispositivo, além de feedback adequado para contatos iniciados em formulários e canais online).
Controles Financeiros: você possui informações que te permitem tomar decisões de maneira mais segura e ágil? Os controles financeiros, que são a organização e o levantamento de informações sobre a gestão do seu negócio, facilitam a identificação de pontos críticos e positivos do seu empreendimento? Esse conhecimento impacta na forma como você negocia com os fornecedores e também nas condições de pagamento que oferece aos clientes, por exemplo.
Planejamento: você faz um planejamento, no mínimo anual, levando em consideração suas metas de vendas e crescimento? Você tem parcerias que podem impactar as ações que pretende promover (associações, eventos, feiras, etc)? Quais ações você pretende implantar em seu negócio no próximo mês? Comece por definir essas ações com base em um objetivo. Liste quais são as estratégias para alcançar esse propósito e coloque um prazo para que elas sejam realizadas. Identifique um responsável por isso. Monitore e faça ajustes, sempre que necessário.
Depois de avaliar rapidamente esses pontos, você se sente preparado para manter sua empresa em um mercado cada dia mais competitivo?
Em momentos de recessão, é comum encontrarmos empresários colocando a culpa da queda de suas vendas na política econômica do governo, nas altas taxas de impostos, na má administração pública, na crise e nos concorrentes. Os fatores externos não podem ser controlados, por isso, é fundamental que os aspectos internos, listados acima, estejam alinhados com a estratégia da empresa e funcionando muito bem, para que os resultados entregues aos clientes superem as expectativas e incentivem o consumo. Agindo dessa forma, as empresas terão melhores condições de suportar qualquer tipo de ameaça externa que possa surgir.