Natal em harmonia

Arquiteta dá dicas sobre como escolher cores e adornos para as celebrações de fim de ano


Por Bárbara Riolino

26/11/2017 às 07h00

Para deixar a casa em clima de festa, a dica é combinar a paleta de cores natalinas com a da casa e cautela ao inserir tons metalizados no ambiente (Foto: Marcelo Ribeiro)

 

(Foto: Marcelo Ribeiro)

Em menos de um mês, é chegada a hora de reunir a família e amigos para celebrar o Natal. E, nesta hora, muita gente tem dúvidas sobre o que escolher entre tantas opções de enfeites e adornos para criar aquele clima gostoso de fim de ano. O segredo para que bolas, laços, sinos e outros elementos típicos da época tenham o seu destaque, segundo a arquiteta Fernanda Rubatino, é focar na harmonia. “O ideal é não ter que mexer muito na decoração da casa. Mas isso dependerá do tipo de ambiente que se tem. Se for mais clean, tudo pode ser aproveitado, até peças já existentes. Mas se o local for muito cheio e carregado de informação, algumas coisas precisam ser retiradas”, destaca.
O primeiro passo, segundo a profissional, é harmonizar a paleta de cores comuns no Natal – verde, vermelho, branco, dourado e prateado – com a do ambiente. “Mais uma vez vale a regra: ambientes neutros estão livres para uma decoração mais colorida; em ambientes com cores predominantes, como vermelho ou azul, procure trabalhar tom sobre tom”, destaca Fernanda.

PUBLICIDADE

Assim como já acontece em projetos de decoração de interiores, os tons metalizados podem ser usados de forma misturada. No Natal isso não é diferente. “São cores bem marcantes e geralmente aparecem em muita quantidade e de forma bem volumosa. Uma árvore, por exemplo, adornada em dourado ou prateado, por si só já chama a atenção. Nestes casos, vale misturar, mas de forma sutil.”

Foto: Olavo Prazeres

Montando a árvore

Os adornos natalinos começam a aparecer nas lojas bem antes do Natal, e, por mais que já tenhamos em casa um monte deles, sempre dá aquela vontade de levar um novo para a casa. “Muitos adornos que já estão presentes na decoração original podem ser transformados e adequados ao Natal. Uma peça aberta, de vidro ou cristal, pode ser utilizada para colocar bolas. Um castiçal também pode receber algum arranjo natalino”, sugere Fernanda.
Para adornar a árvore de Natal, a única regra é atentar-se para a proporção. Se for grande, utilize bolas, laços e demais enfeites em tamanho maior. “Isto evita que fique muito cheia. Nas menores, os adornos também precisam ser pequenos.”

Natal é luz, mas não precisa exagerar nas cores, portanto dê preferência às lâmpadas de uma única cor. “Luzes brancas ou amarelas dificilmente brigam com a decoração e deixam o ambiente mais harmonioso e aconchegante.” A frente da árvore também precisa estar livre para que os presentes tenham mais espaço na noite de Natal.
Os tradicionais presépios, que caracterizam o real significado da festa – o nascimento de Jesus Cristo – são muito bem-vindos na decoração. “Peças em tamanho médio ou grande ficam muito bem na base das árvores, mas se forem peças pequenas podem ser montadas em um aparador que esteja próximo da árvore”, finaliza.

Ambientes clean permitem aliar objetos já existentes à decoração natalina (Foto: Olavo Prazeres)

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.