Câmara debate Plano Diretor
Plano Diretor
A Câmara inicia nesta quarta-feira (22) uma série de conferências e debates para avaliar a mensagem que trata do Plano Diretor do Município, peça fundamental para a definição de políticas de mobilidade urbana, habitação, regularização fundiária, meio ambiente, saneamento, patrimônio cultural e desenvolvimento sustentável, entre outros. O ex-presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil Sérgio Magalhães abre a série abordando o tema “Cidades: mobilidade, habitação e escala – um chamado à ação”. Ele foi secretário municipal de Habitação do Rio de Janeiro e secretário de Estado de Projetos Especiais do Rio de Janeiro. De acordo com o presidente da Comissão de Urbanismo da Câmara, vereador José Márcio, o primeiro debate – com base na palestra de Sérgio Magalhães – deve ocorrer na semana que vem. A mesma estratégia será adotada com os demais convidados.
Sem disputa
Em chapa única, o PMDB formou sua nova Executiva com pequenas mudanças na sua composição. Paulo Gutierrez continua na presidência do partido em Juiz de Fora tendo como vices Orlandsmidt Riani e João César Novais. A secretaria-geral ficará, agora, com José Sóter Figueirôa, tendo como adjunto Julio Gasparette. O tesoureiro será Jean Paulo Kamil. Os demais membros da Executiva são os quatro vereadores – Ana Rossignoli, Antônio Aguiar, Marlos Siqueira e João Kennedy Ribeiro -, Abemar Tadeu Herdy, Teodoro Pires e Rafaela Medina. O próximo passo, agora, será a eleição do comando estadual.
Com disputa?
Há especulações de que não haverá, pelo menos até o fim do ano, convenção para renovação da Executiva estadual. O impasse que se estabeleceu entre os grupos liderados pelo deputado Adalclever Lopes e o vice-governador Antônio Andrade precisa ser resolvido antes, sobretudo por sustentarem posições antagônicas com vistas às eleições de 2018. Adalclever, que preside a Assembleia, defende a permanência do PMDB na base do governador Fernando Pimentel (PT). Andrade, que rompeu com seu colega de chapa de 2014, quer a candidatura própria.
Sistema penitenciário
Ainda sem data para chegar ao plenário, tramita nas comissões técnicas da Câmara projeto de autoria da vereadora Sheila Oliveira (PTC) proibindo a construção de novas unidades prisionais no perímetro urbano de Juiz de Fora. A vereadora, que é delegada por profissão, justifica que sua proposta visa garantir maior tranquilidade aos moradores da cidade, que já conta com diversas unidades na área urbana. “O maior exemplo é o Bairro Linhares. Atualmente, os moradores daquela região são obrigados a conviver com três grandes complexos penitenciários: Ceresp e penitenciárias José Edson Cavalieri e Ariosvaldo Campos Pires. Esse número pode ainda aumentar, caso seja instalada no bairro a Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (Apac)”, destacou.