Petição on-line quer mudar rótulos de alimentos


Por Tribuna

19/11/2017 às 06h30

Mais de 30 entidades ligadas à pesquisa e saúde se uniram na campanha “Você tem direito de saber o que come”. A iniciativa pretende recolher 30 mil assinaturas favoráveis ao projeto de alterar a rotulagem nutricional de produtos alimentícios, de forma que os consumidores tenham acesso à informação clara sobre os ingredientes utilizados para a fabricação.

Dentre as principais alterações solicitadas está a inclusão de um selo de advertência na parte da frente da embalagem de alimentos processados e ultraprocessados que indique quando há excesso de nutrientes críticos como açúcar, sódio, gorduras totais e saturadas, ou a presença de adoçante e gordura trans em qualquer quantidade. A proposta também prevê que as informações sobre a lista de ingredientes e a tabela nutricional sejam escritas em tamanho maior e de forma padronizada que facilite a leitura. A petição já foi assinada por mais de 23 mil pessoas, e está disponível no site do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), no endereço www.idec.org.br/campanha/rotulagem. Após a coleta de assinaturas, o documento será entregue à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

PUBLICIDADE

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.