Muriaé apresenta redução de 65% no índice de infestação do Aedes aegypti
Incidência na cidade chegou a 0,9, enquanto no mesmo período do ano passado, o índice alcançou 2.6, considerado como estado de alerta
O resultado do Levantamento de Índice Rápido de Infestação de Aedes aegypti (LIRAa) de Muriaé, realizado entre os dias 16 e 20 de outubro deste ano, apontou queda de cerca de 65% de infestação. A incidência na cidade chegou a 0,9, enquanto que, no mesmo período do ano passado, o índice alcançou 2.6, considerado como estado de alerta.
O atual número mostra baixa possibilidade de epidemia para os próximos meses. O índice registrado é considerado satisfatório pelo Ministério da Saúde, já que fica abaixo de 1%.
A Secretaria de Saúde do município realizou uma média de 125 mil visitas domiciliares este ano, além de oferecer o serviço de disque-denúncia. Também há projetos como o “Conhecer para combater”, que atua dentro das escolas públicas e praças da cidade. A atividade leva educação ambiental para as salas de aula, ensinando crianças e adolescentes como combater o mosquito em suas próprias casas.