Atenção redobrada com o trânsito para não se atrasar para o Enem
Settra coloca 17 veículos a mais para atender alunos que farão prova na UFJF. Só no campus, serão mais de sete mil inscritos. Cidade terá outros locais do exame
Em razão da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, realizada neste domingo (5), a partir das 13h, a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) disponibilizou cerca de 17 ônibus extras para atender a demanda dos candidatos que farão a prova na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A expectativa é que mais de sete mil alunos participem do exame em diferentes partes do campus da universidade. Por isso, alguns ônibus também terão o trajeto estendido para levar os concorrentes à Faculdade de Engenharia. (ver quadro) A orientação, tanto para candidatos como para a população em geral, é evitar o trânsito em horários de pico e sair de casa com antecedência.
Segundo o gerente do Departamento de Fiscalização da Settra, Paulo Peron Junior, o número de ônibus disponibilizado é para atender a maior demanda direcionada à UFJF. No entanto, todas as linhas e horários para os bairros e para a universidade serão mantidos, e os candidatos devem seguir os horários de domingo. “Comparado com outros locais, onde no máximo dois mil alunos participarão das provas, o volume de pessoas fazendo a prova no campus da UFJF é muito maior, em torno de sete mil. Além disso, são várias faculdades. Por isso, alguns ônibus atenderão também a Faculdade de Engenharia, mas os veículos seguirão o trajeto regular dentro da universidade.”
Além das linhas 545 e 555, que receberão os 17 veículos extras, cujo destino é o campus da UFJF, os candidatos podem utilizar linhas de ônibus que ligam o Centro a bairros próximos da universidade, pois alguns deles passam pelo anel viário e podem estar menos cheios. No entanto, é preciso ter cuidado com o tempo do trajeto.
De acordo com o gerente, a principal orientação para os concorrentes é que saiam de casa com antecedência e deem preferência ao transporte coletivo. “A Avenida Presidente Itamar Franco é o caminho natural para quem vai entrar pelo Portão Sul da UFJF, e a Avenida Presidente Costa e Silva é o caminho da entrada pelo Portão Norte. Só tem uma via que dá acesso a cada entrada, não há vias alternativas para assumir. Por isso, orientamos que os candidatos deem preferência aos ônibus, porque transportam mais pessoas. Com menos carros circulando, todos são beneficiados.”
Uso de carros
No caso das pessoas que moram mais longe ou que precisam ir de carro, necessariamente, o conselho é evitar os horários de pico. “Normalmente, aos domingos, existe um horário de pico no tráfego, apesar de ser tranquilo. No caso do Enem, o ideal é que os candidatos se desloquem com antecedência, programando-se para chegar ao local uma hora antes da prova, para que não sejam prejudicados no concurso por conta de retenções. Estimamos que, no horário do almoço, até por volta das 14h, e ao final da prova, já por volta das 18h30, a concentração de veículos próximo dos horários de prova seja maior.”
A orientação também vale para quem não vai participar da prova, mas pretende se deslocar pela cidade neste domingo. Ruas que dão acesso a escolas ou outros locais prováveis de prova devem ser evitados pelos motoristas. A organização da prova não informou quantos estudantes farão o exame em Juiz de Fora ou quantos locais de prova há na cidade.
Além da disponibilização de ônibus extras, mais agentes de trânsito estarão nas ruas neste domingo. Segundo informações da Settra, 17 agentes atuarão na cidade por turno, somando 34 no total. Destes, 28 vão atuar em razão da realização do Enem.
Trânsito e itinerário alterados
As principais vias de acesso à UFJF pelo Portão Norte passarão por alterações no trânsito durante o domingo. O objetivo é favorecer a fluidez de veículos durante o primeiro dia de prova. As principais alterações ocorrem no Bairro São Pedro. A Rua José Lourenço Kelmer vai operar em mão única, entre o portão Norte da UFJF e o trevo do Jardim Casablanca, nesta direção. Já a Rua Lauro Teles de Mesquita terá inversão de sentido.
Os itinerários dos ônibus que seguirão para a UFJF também serão modificados. Todos os ônibus que saírem do Centro para a UFJF transitarão pela Avenida Pedro Henrique Krambeck e Rua Lauro Teles de Mesquita, até a universidade. Já os ônibus provenientes do Centro, com destino ao Bairro São Pedro, transitarão pela Avenida Pedro Henrique Krambeck, Rua Antônio Rufino, Avenida Presidente Costa e Silva (ver quadro).
A orientação da Settra para os concorrentes que desejarem saber os itinerários e horários de ônibus é acessar o site da Prefeitura, no endereço https://www.pjf.mg.gov.br/, ou baixar o aplicativo CittaMobi.