PJF aguarda resposta sobre proposta de atendimento de urgência no João Penido
A proposta de abertura da porta de atendimento de urgência e emergência do Hospital João Penido feita pela Prefeitura de Juiz de Fora deve receber uma resposta na próxima segunda-feira (6). Essa resolução ficou combinada em uma reunião realizada na Câmara na última semana, em que a secretária de Saúde, Elizabeth Jucá, apresentou a demanda verificada na localidade ao diretor do João Penido, Daniel Ortiz.
“A proposta é ter o atendimento de clínica médica, pediatria, ginecologia e obstetrícia, que ainda são as maiores necessidades da população, acontecendo 24 horas. Além disso, também propusemos alguns leitos de descanso e uma sala laranja, de acordo com o protocolo de manchester se houver necessidade”, detalhou a secretária em entrevista à Rádio CBN Juiz de Fora. Elizabeth ainda destaca que a pessoa que entrar nesse sistema com um caso de maior urgência pode ser transferida ou encaminhada a outros hospitais.
“A intenção é que a unidade funcione como uma Regional Leste pequena. Nós buscamos o atendimento anterior e o que propomos é semelhante ao que havia lá”, descreve a secretária. A avaliação dos vereadores que propuseram a audiência pública realizada no dia 24 de outubro é positiva. “Em dois dias tivemos um desdobramento extremamente favorável à resolução do problema. Esperamos o sucesso das ideias com o decorrer da reunião. A Câmara cumpre o seu papel, mas também precisamos destacar a presença da manifestação popular, que foi fundamental para a sensibilização do Executivo”, ponderou o vereador Marlon Siqueira (PMDB), um dos propositores do diálogo.
O diretor do João Penido explicou que os critérios técnicos da proposta devem ser avaliados dentro da capacidade de atendimento da unidade. “Nós temos os estudos de como o serviço acontecia quando recebíamos urgências. A PJF é gestora e tem números atualizados das necessidades dos atendidos. Precisamos cruzar essas informações para ver se a ideia é viável, se há impacto no que é feito atualmente.”
Também houve avanço na segunda iniciativa apresentada durante a audiência, a criação de uma base do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste (Cisdeste) dentro da estrutura do João Penido. “Entreguei pessoalmente a representação à diretoria do Cisdeste, que também parte para análise técnica da proposta. A intenção foi vista com bons olhos e também receberá resposta. Acredito que se aprovada, vai ser algo muito bom, contribui com a logística e com a rapidez do deslocamento.”