Com duas piscinas aquecidas, novo Parque Aquático do Sesi tem capacidade para até mil atletas

Com investimento de mais de R$ 2 milhões, novo Parque Aquático do Sesi-JF, coberto, deve receber até mil alunos e gerar empregos


Por Bruno Kaehler

02/11/2017 às 06h32

Nova estrutura contempla duas piscinas aquecidas e cobertas, arquibancadas e novos vestiários (Foto: Felipe Couri)

O desporto aquático juiz-forano recebeu, no último dia 16 de outubro, uma estrutura voltada às aulas, competições e atividades físicas. Após quatro meses de obras, em investimentos de cerca de R$ 2 milhões, o reformado e coberto Parque Aquático do Centro Esportivo do Trabalhador do Sesi José Weiss (Av. Brasil, 3.357, Centro) já abriga centenas de alunos-industriários, seja qual for o clima, e possui projeção de atender até mil atletas de todas as idades e níveis técnicos.

A nova estrutura contempla duas piscinas aquecidas e cobertas, com pequena entrada no teto para maior circulação do ar. Uma, semi-olímpica, possui as tradicionais dimensões de 25m x 12,5m. A outra, menor, mede 12,5m x 6m. Há arquibancada para as competições e vestiários revitalizados. Aliado à ampliação, o complexo também deverá gerar novos empregos, como lembrou o gerente da unidade do clube, José Antônio Bara Miguel.
“Foi tudo definitivo, inclusive a piscina daqui era de 1970 e tiramos tudo, deixamos no osso, para começar tudo de novo e fazer uma piscina nova. Nossa expectativa é de trabalhar com 800 a mil alunos nas duas piscinas. Esta é nossa capacidade. E para isso teremos que ter mais profissionais também, então iremos fazer seleções de profissionais para atender toda essa demanda”, explica o diretor, que explicou o investimento sobretudo pela alta demanda dos frequentadores do clube.

PUBLICIDADE

Cada piscina é aquecida de forma exclusiva e possui tratamento da água com ozônio. “Fizemos um aquecimento independente nas duas piscinas. A menor, que chamamos do deck, vai ser direcionada para hidroginástica, bebês e crianças menores que possuem uma sensibilidade maior quanto à temperatura da água. Por isso há esse aquecimento exclusivo. Também iremos colocar bicicletas aquáticas, bem como hidrojump para o desenvolvimento das atividades físicas no Sesi”, revela. Já a piscina de 25m destinada a aulas e competições de jovens e adultos, com uso tanto dos industriários, como do público geral.

A solenidade oficial de inauguração do espaço está programada para ser realizada em dezembro, com a presença do presidente do Sistema Fiemg, Olavo Machado Junior.

De braços abertos para futuras competições

Agente dos Correios, o nadador multicampeão em competições aquáticas entre os trabalhadores de Juiz de Fora e região, como nas etapas dos Jogos Sesi, Wander Delon, 38 anos, já retomou os treinamentos na nova piscina semi-olímpica e destacou a possibilidade de “cair na água” quando puder, independentemente das condições do tempo.

“A estrutura está totalmente acessível para nós, que queremos nadar e não temos que depender do clima. Mesmo a piscina sendo aquecida, o que já era, às vezes na hora de sair, se estivesse muito frio, prejudicava um pouco e a gente desanimava. Agora está perfeito. Há uma temperatura estabilizada e está tudo novo. Ouso dizer que é a melhor estrutura de Juiz de Fora. Atende tanto crianças, quanto adultos, seja em natação apenas para saúde, quanto para treino de alto nível”, avalia.

Técnico há 40 anos, Wander de Moura Fontes, o Wandinho, tem 13 anos de Sesi-JF. O ambiente, segundo ele, é ideal para receber competições. “Estamos lutando por isso há algum tempo, e a estrutura veio só melhorando. Primeiro vieram os aquecimentos, depois uma outra cobertura, até eles mudarem para esta estrutura. É um sonho para qualquer profissional, seja em treinamento de alto nível, aprendizagem e desenvolvimento. Nossa prioridade é o industriário, e o pessoal está alucinado com isso.”

De acordo com Bara, o investimento já atrai organizadores para que os torneios voltem a ser realizados no local. “Já participamos tanto de campeonatos da Federação Mineira, quanto da MG Esportes, porém interrompemos por um período em função desse investimento. Mas já estamos sendo procurados pela Federação, MG Esportes e outros promotores que fazem provas de natação na cidade e as receberemos de braços abertos.”

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.