Conheça os pratos participantes do Petrópolis Gourmet
17ª edição do Petrópolis Gourmet revisita culinária do século XIX, celebrando ingredientes sem processos pesados de industrialização
Os juiz-foranos que se encantam com o charme serrano de Petrópolis (RJ), a cerca de 100km daqui, têm mais um motivo para visitar a cidade em novembro. Do dia 11 ao dia 20, será realizada a 17ª edição do Petrópolis Gourmet, com 44 restaurantes participantes espalhados por bairros e distritos do município. Sob o tema “De volta às origens”, o festival valoriza os produtos consumidos na região durante o século XIX, revisitando pratos que vieram para o Brasil com a colonização europeia.
Apesar de não haver ingredientes específicos obrigatórios, os chefs terão que usar produtos do período histórico, marcado na região pela abertura da Estrada Real e com influência, além da portuguesa, das culinárias alemã e italiana. Assim, banana, pêssego, mel, frango, caça, suíno, embutidos, feijão, aipim, fubá, verduras e legumes, que remetem à formação da cidade, estrelarão os menus, que terão sempre entrada, prato principal e sobremesa.
Segundo Samir El Ghaoui, presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, que coordena o evento, a ideia é resgatar os alimentos “de verdade”, que não passam por processos pesados de industrialização antes de chegar à mesa. “O tema valoriza a comida desde o campo até a mesa. A gente quis mostrar esse retorno à tradição da cidade na gastronomia”, diz ele.
Diversidade e sofisticação sem frescura
Como o festival agrega diversos tipos de estabelecimentos, os menus variam muito, com carnes, massas, sanduíches, pizzas, peixes e frutos do mar. Dá para agradar diferentes paladares. Situado no distrito da Posse, o Artesanal Gourmet aposta em um cardápio contemporâneo. De entrada, o ragu imperial é preparado com ragu de linguiça artesanal com polenta crocante e couve. O prato principal, Coelho Real, flerta com o exotismo, com arroz de coelho com pêssegos caramelizados ao mel. Finalizando, a sobremesa inclui carolinas crocantes recheadas com creme de baunilha e um toque de limão galego. Respeitada casa de massas da região, a Massas Luigi sai da zona de conforto apresentando escondidinho de aipim na entrada e, no principal, prime rib de porco duroc (raça que produz carne mais suculenta e saborosa) com ratatouille, farofa de castanha de caju e molho de maçã. A sobremesa volta à Itália, com gelato de tiramisu.
Mostrando que lanches também podem ser gourmet, a Casa Pellegrini abre seu cardápio com o “Resta um de tapioca”: cubinhos de tapioca com queijo canastra empanado, montado no tabuleiro de resta-1, acompanhado de molho tailandês agridoce “sweet chilli”. O principal é o “Gamberetto”, sanduíche de camarão empanado com alface americana, crispy de bacon e maionese cítrica, servido na ciabatta de abóbora. Acompanha batatas-canoa com molho de parmesão e alho. A sobremesa é o “Ice cup brownie”, copinho que segue s fórmula brownie + cookie + uma bola de Gelato de baunilha + calda de Nutella quentinha. Também tem pizza. A Preciatta participa com mini calzone de pasta de tomate seco com rúcula e ricota e pest para começar; a exótica pizza de javali com figo fresco e ervas como protagonista e, para terminar, minipizza de banana com borda de doce de leite e mel.
Minimalista, o Duetto’s Café e Bistrô começa os trabalhos com bolinho de arroz crocante recheado com queijo e servido com geleia de tomate. O principal é um frango rolê recheado com brie e espinafre, com batatas ao murro e maçãs glaçadas. A sobremesa é uma musse de cappuccino com chantilly de laranja. Bem voltado para o terroir, o Don Bistrô serve terrine de embutidos de entrada, acompanhado de pêssegos frescos grelhados e redução cítrica. O menu segue com frango recheado com miúdos, preparado com frango e mel, acompanhado de purê de tubérculos (aipim, batata e inhame) e farofa com couve e limão. A sobremesa é uma compota de mamão acompanhada de coalhada e crispy de coco. O Hotel Pedra Bonita, no distrito da Fazenda Inglesa, começa com ragu de coelho com polenta, tem ravioli de pato com molho de açafrão no principal e encerra o menu com carpaccio de banana maçaricado com sorvete e calda de mel. A lista completa com todos os pratos participantes pode ser conferida no site petropolisgourmet.com.br
Valorizando o local
O Petrópolis Gourmet terá vários eventos paralelos. Um deles, o Mercado Gourmet, montado no Shopping Vilarejo, terá comercialização dos produtos da gastronomia local, desde hortaliças até pães, passando por geleias, mel e matérias-primas diversas. A ideia é valorizar os produtores rurais da região, e a iniciativa será realizada nos dias 11,12, 18 e 19 de novembro. Também no Vilarejo, serão realizadas oficinas ministradas por chefs estrelados do Rio e de Petrópolis, como Danio Braga, Barão Vieira, Ana Salles, Fred Tibau, Monica Sangali, Ricardo Gonzales e Javy Larroquet. A programação está disponível no site do evento (petropolisgourmet.com.br).
A agenda dos minicursos faz homenagem ao compositor erudito italiano Gioachino Rossini (1792-1868), que será tema de uma oficina ministrada pelo chef Danio Braga. Autor do clássico “Barbero de Sevilha”, o músico também se dedicou à gastronomia durante boa parte da sua vida, chegando a criar pratos cultuados até hoje. O festival também tem uma proposta social, com a doação de R$ 2 sobre o preço do menu de grande parte dos 44 restaurantes para instituições da cidade. A iniciativa é fruto de uma parceria com o Instituto da Criança.
XVII Petrópolis Gourmet
11 a 20 de novembro de 2017
www.petropolisgourmet.com.br