Maioria dos brasileiros pretende viajar de avião

Pesquisa do Ministério do Turismo mostra que mais de 60% da população vão priorizar o transporte aéreo; relembre as regras da Anac


Por Tribuna

29/10/2017 às 06h30

Uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo, em setembro, apontou que 64,5% dos brasileiros que pretendem viajar até o fim do ano devem optar pelo transporte aéreo. Segundo o órgão, trata-se do maior percentual registrado desde junho de 2014, quando o índice atingiu 66,9%. Já para 25,7%, o carro será o meio de transporte utilizado, enquanto 7,5% optarão pelo ônibus.

Para o ministério, o principal motivo que tem feito o brasileiro optar pelo avião é a ampliação da malha aérea, uma das medidas incluídas no “Brasil + Turismo”, pacote de ações do Governo federal lançado em abril para estimular o setor. Ainda segundo a pesquisa – que acontece mensalmente e é feita pela Fundação Getulio Vargas (FGV) em Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, capitais que representam 70% do fluxo turístico doméstico brasileiro -, o Nordeste continua sendo a região preferida dos viajantes, com 50,3% de intenção de viagem, seguido pelo Sudeste (21,7%), Sul (15,5%), Centro-Oeste (7,8%) e Norte (4,7%). Quanto à hospedagem, quase metade dos entrevistados – 49,5% – deseja optar por hotéis e pousadas, enquanto a casa de parentes e de amigos aparece em segundo lugar, escolhida por 35,9% do público ouvido.

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Competitividade

As novas regras da Anac, inclusas na Resolução nº 400/2016 e em vigor desde abril deste ano, autoriza as empresas aéreas a praticarem a venda de passagens com diferentes franquias de bagagem despachada ou até mesmo sem a franquia, para passageiros que optarem por não utilizar esse serviço. A justificativa da Anac é deixar o serviço mais transparente e estimular a competitividade entre as companhias aéreas em benefício dos passageiros.

Alerta para o consumidor

Órgãos de defesa do consumidor, como o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), alertam os consumidores sobre a importância de pesquisar preços, atentando-se para a forma na qual a companhia aérea passará a ofertar a bagagem despachada, estimar a quantidade e peso das malas que vai despachar tanto na ida quanto na volta, para escolher um serviço que atenda melhor às suas necessidades.

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