Conheça os segredos dos antepastos e aprenda receita

PUBLIEDITORIAL

Fátima Buffet tem variado menu de entradinhas que antecedem as refeições principais


Por Júlia Pessôa

28/10/2017 às 06h30

Mousse de salmão com limão siciliano é refrescante e sofisticada (Foto: Studio Photo Aluizio)

Os antepastos, figurinhas fáceis em eventos, desde recepções intimistas em casa a festas de formatura e casamento, são uma opção simples, prática e saborosa, ideais para comer em pé, enquanto se bate um papo e antes dos pratos principais. “A palavra deriva do italiano antipasti e quer dizer, literalmente, ‘antes da refeição’. É como se fosse uma entradinha, normalmente usamos pastas, geleias, queijos, frutas, e não podem faltar pães, sobretudo os de origem italiana”, destaca o chef consultor do Fátima Buffet, Thiago Caiafa, um dos responsáveis pelo menu, que conta com auxílio da equipe e a criação artística de Cida Leite, trazendo nessa edição opções diversas de antepastos.

Queijo brie com figos e favo de mel mescla notas doces e salgadas, além de combinar diferentes texturas Foto: Studio Photo Aluizio

Segundo Caiafa, é fundamental que os antepastos estejam em harmonia com os pratos principais, mas há muitas possibilidades para se montar uma mesa com eles. “Existem receitas clássicas, mas que variam muito de região para região. Dá para fazer, por exemplo, uma mesa básica italiana, com ciabattas, foccaccias, queijo grana padano, sardela e outros ingredientes típicos. Também é possível ir para o lado árabe, montando uma mesa com hummus, coalhada, babaganoush, pão sírio… Adaptações ocorrem de acordo com preço, disponibilidade e sazonalidade dos produtos”, explica o chef, ressaltando que o Fátima Buffet possui antepastos em três linhas de cardápio, a convencional, a “excellence” e uma ainda mais especial, montada de acordo com o desejo dos clientes.

PUBLICIDADE
Ceviche de lula e camarão é serviço em pequenos copinhos (Studio Photo Aluizio)

Thiago observa que, apesar de a maioria das receitas de antepastos ser simples, é preciso ter alguns cuidados no preparo, sendo o primeiro deles com a textura. “Não pode estar mole demais que escorra do pão ou torrada e nem tão duro que não seja possível espalhar. No buffet, é uma preocupação ainda mais fundamental, porque o antepasto tem que ser fácil de comer: o convidado tem que chegar, entender como se consome e, se possível, comer em uma só mordida. Também é preciso estar atento ao excesso de azeite e de condimentos que alteram o sabor e a finalização”, alerta.

Presunto de parma com melão rosado e minirrúcula é releitura elegante de receita tradicional (Foto: Studio Photo Aluizio)

Caiafa também sugere montar um espaço bonito para servir os antepastos. “A pessoa tem que olhar de longe e querer comer, seja ficando lá de pé batendo papo, seja se servindo e voltando para sua mesa”, diz ele, informando que o Fátima Buffet investe em louças, pratarias, flores e ervas frescas, que, além de decorar, aromatizam o ambiente, tudo sob a criação artística de Cida Leite. Confira receita de terrine de berinjela, que agrada também os vegetarianos. Diretora de eventos do Fátima Buffet, Cida Leite sugere montar um espaço bonito para servir os antepastos. “A pessoa tem que olhar de longe e querer comer, seja ficando lá de pé batendo papo, seja se servindo e voltando para sua mesa”, diz ela, informando que o Fátima Buffet investe em louças, pratarias, flores e ervas frescas, que, além de decorar, aromatizam o ambiente. Confira receita de terrine de berinjela, que agrada também os vegetarianos.

Terrine de berinjela é versátil e tem preparo simples e rápido (Studio Photo Aluizio)

Terrine de berinjela
por Thiago Caiafa

Ingredientes
1,3kg de berinjela
1kg de tomate pelado
10g de alho descascado
400g de ricota fresca
Sal, manjericão, orégano e pimenta-do-reino a gosto
200ml de vinho tinto
100ml de azeite
150g de queijo de cabra
180g de tomate seco
Azeite trufado

Modo de preparo

Fatie as berinjelas ao longo do comprimento e coloque em um recipiente com água, um pouco de sal e o vinho. Deixe descansar por meia hora. Em uma panela, coloque o tomate pelado, o alho espremido e cru, o manjericão, a pimenta-do-reino e o sal. Deixe reduzir até ficar cremoso e reserve.

Em outro recipiente, faça uma pasta cremosa com ricota, o queijo de cabra, sal e um pouco de água para dar cremosidade. Acrescente o azeite trufado e misture até ficar homogêneo.

Grelhe as berinjelas e reserve. Forre o fundo e as laterais de uma fôrma redonda (sem furo) com as fatias de berinjela. Acrescente os recheios, intercalando com a berinjela, como em uma lasanha. Deixe na geladeira por 4 horas para depois desenformar. Sirva gelado.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.