PMDB deve manter atual Executiva em Juiz de Fora

Por Paulo Cesar Magella

22/10/2017 às 07h00 - Atualizada 21/10/2017 às 16h36

Questões em dia

O PMDB de Juiz de Fora deve renovar o mandato de Paulo Gutierrez como presidente do diretório na convenção marcada para o dia 18 de novembro. Na quinta-feira, na sede do partido, uma reunião mesclada com almoço serviu para colocar todas as questões em dia. Os quatro vereadores participaram e não apresentaram qualquer impedimento à manutenção da atual Executiva. Para não comprometer a digestão dos convidados, não se falou em eleições municipais, mesmo tendo a vereadora Ana Rossignoli, por meio das redes sociais, manifestado a intenção de disputar a sucessão do prefeito Bruno Siqueira. O entendimento foi de que o assunto, agora, seria inoportuno.

 

PUBLICIDADE

Mesa para dois

O partido entrou numa fase de superação de eventuais conflitos desde a semana passada. No almoço em que se comemorava o aniversário do ex-deputado Clodesmidt Riani (97 anos), várias conversas foram entabuladas entre dirigentes do partido. Coincidentemente, o presidente do diretório, Paulo Gutierrez, e o ex-vice-prefeito João César Novais ficaram lado a lado. O teor do que conversaram não foi revelado, mas a reunião de quinta-feira sinalizou que, se havia divergências, elas teriam sido superadas. O que está certo é o apoio integral ao prefeito Bruno Siqueira para qualquer projeto que ele queira desenvolver em 2018.

 

Nova postura

O ex-governador Antonio Anastasia já não estaria mais tão resistente a disputar o Governo de Minas. Se até bem pouco tempo ele se recusava a ouvir qualquer ponderação nesse sentido, antecipando que seu único projeto era terminar o seu mandato e voltar para o magistério, agora já estaria admitindo conversar. E há sentido nisso. As recentes pesquisas têm indicado que o governador Fernando Pimentel tem reeleição praticamente garantida se os tucanos não tiverem um candidato forte. Além do mais, a experiência com Pimenta da Veiga, em 2014, foi emblemática: as lideranças não querem nomes tirados da cartola de uma hora para outra e monocraticamente pelo senador Aécio Neves.

 

Outsiders

O deputado Júlio Delgado, novo líder do PSB na Câmara Federal, advertiu que vários outsiders deverão entrar no páreo, destacando o deputado Rodrigo Pacheco, que pode ser uma opção do PMDB, ou até do próprio PSDB, o empresário Vitório Medioli, atual prefeito de Betim, o ex-presidente da Assembleia Dinis Pinheiro, do PP, com trânsito entre os tucanos, e o nome em pauta no PSB, Marcio Lacerda. O ex-prefeito de Belo Horizonte, aliás, já cumpre uma agenda de candidato, visitando as muitas regiões de Minas. Na última quarta-feira, ele estava em Governador Valadares.

O conteúdo continua após o anúncio

Paulo Cesar Magella

Paulo Cesar Magella

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também