Equipe feminina do JF Imperadoras participa da 1ª Copa Tocantins de FA, neste domingo
Enquanto o JF Imperadores permanece invicto e segue representando Juiz de Fora na luta pelo troféu da Liga Nacional de Futebol Americano nesta temporada, a equipe feminina JF Imperadoras participa de sua primeira competição – a 1ª Copa Tocantins de FA, que acontece neste domingo (15), no Estádio João Lopes Quatorze Voltas, em Tocantins (a cerca de 100km de JF). As meninas vão disputar a modalidade flag football, similar ao FA (ver quadro). Segundo Leandro Tavares, organizador do torneio, o projeto surgiu da necessidade de angariar jogadores para o Itararé FA. “Também queremos divulgar o esporte na cidade de Tocantins/MG, pois a frequência de jogadores nos treinos era muito baixa, e a copa seria uma ‘vitrine’ para o time de futebol americano da cidade”. A competição abrange a modalidade no pad, onde existe o contato físico, mas sem a utilização de equipamentos de proteção, somente o protetor bucal.
Serão quatro equipes masculinas disputando o troféu: Centauros, de São João Nepomuceno, Maquinistas e Bicas Black Dogs, de Bicas, e o Itararé FA, que sedia o evento. Além deles, duas equipes femininas também entrarão em campo: JF Imperadoras, de Juiz de Fora, e Maquinistas Flag, de Bicas. ”A escolha das equipes se deu pela proximidade geográfica das cidades, para que a despesa com transporte não fosse tão difícil e porque essas equipes, assim como o Itararé FA, buscam difundir o futebol americano na região,” reforça Leandro.
Os jogos serão disputados em apenas um dia, com partidas nos turnos da manhã e da tarde. O pontapé inicial acontece às 8h entre as equipes masculinas Centauros e Maquinistas. A segunda partida acontece às 9h30 entre Itararé FA e Bicas Black Dogs. E as equipes femininas JF Imperadoras e Maquinistas se enfrentam às 15h. A disputa pelo terceiro lugar será às 16h30, e a disputa do troféu está marcada para as 18h.
20 mulheres, uma paixão
Vinte jogadoras. Com idade entre 17 e 35 anos, maioria estudantes e trabalhadoras, as atletas do JF Imperadoras estão juntas há pouco mais de um ano. A equipe foi oficializada na mesma época em que a equipe masculina entrou para o projeto Imperadores, que hoje é formado ainda por outras três modalidades – beisebol, handebol e rugby, reunindo ao todo, mais de 200 atletas. ”Tudo começou quando ainda treinávamos no Montesinas.
Depois, passamos a jogar no mesmo campo onde o futebol americano dos Mamutes treinavam, que é onde treinamos atualmente (o campo dos Ferroviários, no Poço Rico).” No primeiro amistoso da equipe, contra o BH Eagles, em Juiz de Fora, em maio deste ano, as meninas estrearam com o pé direito, e venceram por 43 a 18. ”Nosso intuito é sempre ter mais pessoas para conhecer esse esporte, para se apaixonar como a gente”, observa.
Para a Copa Tocantins, Isadora conta que a preparação física foi intensificada. ”Os treinos, somente uma vez na semana, agora são realizados em dois dias, além de treinos individuais durante a semana com algumas atletas”, explica. Por ser a primeira competição, a expectativa das jogadoras é grande. ”O mais importante dessa copa não é a vitória, mas sim a divulgação desse esporte que ainda é pouco valorizado e que muita gente não conhece”, destaca a presidente.
Ela diz que, ao contrário do futebol americano, durante a partida, não há contato entre as jogadoras. ”Ao invés do tackle, que é a derrubada do adversário, nós fazemos a puxada da bandeira (flag). Para isso, usamos um cinto com fitas onde elas são colocadas. É uma modalidade mais dinâmica, mais corrida. Além disso, nosso campo e a bola são menores do que no FA,” explica.
Maquinistas, de Bicas, estreiam confiantes
O projeto da equipe do Maquinistas Flag de Bicas dá largada nessa temporada já disputando sua primeira competição, como conta Rhenan Gabriel, presidente e treinador do Bicas Maquinistas, que inclui a equipe masculina de futebol americano. ”Antes do convite para participar da Copa Tocantins, nós treinávamos no Drils (outra equipe). Nossa intenção era que, mais para o fim do ano, fosse feito o primeiro amistoso, mas veio o convite para o torneio, e vendo a evolução das meninas, resolvemos intensificar os treinamentos e incluímos mais jogadas para já participar”, destaca.
Gabriel diz que o time está confiante para este torneio. “A expectativa é grande, pois será o primeiro jogo em que elas terão a chance de colocar o aprendizado em prática”, diz. As Maquinistas treinam duas vezes por semana e planejam mais um amistoso até dezembro. Já para 2018, a equipe de Bicas almeja voos mais altos: ”No ano que vem iniciaremos na categoria full pad, modalidade em que se usa equipamentos”, afirma o treinador.