Evento debate presença da população negra nos meios de comunicação

Projeto “Encrespa Geral”, que tem foco na valorização da identidade negra, discute visibilidade e representatividade


Por Tribuna

06/10/2017 às 12h26

Foto: Paula Duarte

O projeto “Encrespa Geral”, que tem foco na valorização da identidade negra e no combate ao racismo, terá sua sétima edição neste domingo (8), das 13h às 18h, no Centro Cultural Dnar Rocha (Rua Mariano Procópio, 973). O evento tem entrada franca e incentiva o fortalecimento da autoestima, da estética e da cultura afro-brasileira e africana.

A programação inclui a exibição dos documentários “Afrodites” e “O Disfarce Perfeito” e uma feira afroempreendedora, com roupas, acessórios, bolsas, tecidos e alimentos, entre outros produtos. Também estão confirmadas a apresentação do grupo de artes cênicas “As Ruths”, intervenção poética com o Coletivo Descolônia e pocket shows com o cantor Elmir Santos e o grupo Samba com Ellas.

PUBLICIDADE

O tema desta edição do “Encrespa Geral” é “Visibilidade x Representatividade”, cuja proposta é analisar a presença da população negra nos meios de comunicação. Entre as debatedoras estão Karina Vieira, carioca, diretora de comunicação da AUR e social mídia do Baobá – Fundo para a Equidade Racial e a juiz-forana Renata Dorea, cineasta e artista visual. A mediação da roda de conversa será feita por Raízza Prudêncio, artista visual e designer de Juiz de Fora.

A ideia do “Encrespa Geral” surgiu em São Paulo em novembro de 2013. Hoje ele é realizado em 22 municípios brasileiros, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Maceió, Porto Alegre, além de seis cidades do exterior. Em Juiz de Fora, a adesão do público é crescente e tem o apoio da Prefeitura, por meio da Funalfa. Em 2016, cerca de 400 pessoas de diferentes idades prestigiaram o evento.

 

Programação

14h30 – Exibição do documentário “Afrodites”, de Renata Dórea. Duração: 21min. Ano: 2016. País: Brasil. Sinopse: Jovens mulheres em suas memórias sobre a transição capilar.

Exibição do documentário “O Disfarce Perfeito”. Direção: Jéssica Ribeiro. Duração: 18 min. Ano: 2016. País: Brasil Sinopse: O documentário apresenta a cultura de desenhos produzidos por cabeleireiros que fazem a cabeça dos jovens em Juiz de Fora.

15h15 – Roda de Conversa com o tema “Visibilidade x Representatividade”

16h – Pocket show com Elmir Santos

O conteúdo continua após o anúncio

16h30 – Apresentação do grupo de artes cênicas As Ruths

17h – Pocket show com o grupo Samba com Ellas

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.