Taekwondo para maiores de… 3 anos!

Competição reúne praticantes entre 3 e 45 anos de JF e região a partir das 8h30 deste sábado (7), com atletas das seleções mineira e brasileira


Por Bruno Kaehler

04/10/2017 às 21h04

Foto da edição do ano passado da copa mostra pequenos atletas se apresentando. Jovens abaixo de 10 anos possuem apenas “lutas” sem contato (Foto: Divulgação)

Criada com o intuito de auxiliar no desenvolvimento de crianças na arte marcial, a Copa M&M Taekwondo chega à sua terceira edição neste sábado (7), com abertura às 8h30, na Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da UFJF. Cerca de 200 atletas de 3 a 45 anos estarão envolvidos na disputa em eliminatória simples.

Já estão confirmados lutadores de Juiz de Fora e cidades da região, como Ponte Nova, Ubá, Rio Doce, Conselheiro Lafaiete e Belo Horizonte. Os jovens abaixo de 10 anos possuem apenas as lutas sem contato e todos os atletas recebem premiação, além de recompensa em dinheiro às três melhores equipes e troféu às cinco primeiras no geral.

PUBLICIDADE

Para o professor Wallace Detoni, a meta é promover o esporte para as crianças. “Inicialmente, pensávamos em um torneio exclusivo para elas, mas começamos a ter uma evolução tão grande que aceitamos as categorias mais velhas. Normalmente, os eventos acontecem em Belo Horizonte, mas a distância é grande, o que faz com que um torneio em Juiz de Fora consiga atrair a participação de cidades próximas. E houve também melhoria na estrutura. Neste ano teremos a utilização dos coletes eletrônicos. Até então apenas o Campeonato Mineiro possuía este equipamento no estado”, destaca.

Nata mineira

Alguns dos principais atletas da modalidade em Minas estarão no evento. É o caso dos juiz-foranos Ivan Gervásio e Luiza Bicalho, representantes locais nas seleções Mineira e Brasileira, respectivamente. O lutador, 34 anos, também dá aulas de taekwondo desde 2002. Há quatro anos representando a equipe mineira master, ele irá competir e orientar quarteto de alunos de 8 a 12 anos na Copa.

“Esse evento é importante para o desenvolvimento do esporte e das crianças. Elas podem ter uma vivência mais clara de como é uma competição, porque há árbitros de nível nacional, além da disputa nos mesmos moldes de competições como as Olimpíadas”, relata Ivan, que treina para a Copa Brasil, pela seleção mineira em novembro, em Brasília. “Espero um nível alto pelo conhecimento facilitado que os atletas possuem hoje e estudo sobre as minhas performances.”

Quer participar?
Os interessados ainda podem participar, com inscrição permitida até esta quinta-feira (5), em contato com o Mestre Marcelo Bicalho, no número (32) 98715-3732 ou professor Wallace Detoni, (32) 99911-5838, nos valores de R$ 60 (uma categoria de luta) ou R$ 70 (duas categorias). Durante o evento, a organização solicita que atletas e público doem 1kg de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados serão repassados a alguma instituição de caridade, ainda a ser definida. Mais informações do torneio também podem ser acessadas no site da Federação de Taekwondo de Minas Gerais, ftkdmg.com.br.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.