UFJF promove Feira de Ciências

Evento é aberto a alunos de escolas públicas e particulares


Por Tribuna

04/10/2017 às 18h47- Atualizada 04/10/2017 às 18h51

Acontece no próximo dia 25 a 28ª edição da Feira de Ciências do Departamento de Física da UFJF. A iniciativa oferece às escolas de Juiz de Fora e de outros municípios da região uma plataforma para a exibição de seus trabalhos, ao mesmo tempo em que serve de oportunidade para que os alunos participantes conheçam a instituição e as possibilidades da carreira científica.

O evento é aberto aos estudantes de todos os níveis do ensino básico de escolas públicas e privadas. As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas pelos professores ou diretores das escolas, no formulário disponível no site site do evento, até a próxima sexta-feira (6). Cada colégio poderá concorrer com até dez trabalhos, com temas livres. Em 2016, foram cerca de cem experimentos, realizados por 500 alunos de 20 diferentes escolas.

PUBLICIDADE

A feira acontece no Instituto de Ciências Exatas da UFJF e oferece conferências para os alunos participantes e uma visita guiada em alguns espaços da universidade. Além disso, acontece a exposição dos experimentos produzidos pelos alunos dividida em três categorias: A, destinada às turmas até o 5º ano do ensino fundamental; B, do 6º ao 8º ano do fundamental; e C, que vai do 9º ano do fundamental ao 3º ano do ensino médio ou técnico.

Os trabalhos serão avaliados levando em conta a criatividade do projeto, sua adequação à série em que se encontram os alunos e o grau de dificuldade de sua execução. Os três melhores trabalhos de cada categoria serão contemplados com premiações, assim como os professores orientadores dos projetos. Os grupos selecionados na categoria C irão concorrer a bolsas de Iniciação Científica Jr. do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), com duração de 11 meses. O primeiro lugar vai representar a UFJF na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace).

 

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.