Conselho institui implantação do ponto eletrônico na UFJF

Sistema, que deve ser desenvolvimento imediatamente, foi instituído por meio de resolução do Consu. Previsão é de que testes sejam feitos em janeiro de 2018


Por Vívia Lima

03/10/2017 às 19h36- Atualizada 03/10/2017 às 19h41

(Foto: Fernando Priamo)

Por meio da resolução 50/2017, o Conselho Superior da Universidade Federal de Juiz de Fora (Consu-UFJF) instituiu o sistema eletrônico de assiduidade e pontualidade dos servidores nessa semana. O assunto foi deliberado em reunião na semana anterior. O novo sistema, de acordo com o documento, deve ser desenvolvido imediatamente e há previsão de testes em janeiro do próximo ano. O novo sistema deve ser alimentado com informações pelo próprio trabalhador, que preencherá os horários de entrada e saída por meio de um login com senha em computadores com um endereço de IP promovido pela UFJF, ou ainda por conexão sem fio (wi-fi). A frequência mensal será enviada aos dirigentes das unidades acadêmicas e administrativas pelas chefias imediatas, que encaminharão as informações à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas. Esses dados indicarão a necessidade de justificativas em casos de faltas, atrasos ou quaisquer outras ocorrências e também apontarão situações de abono ou compensação.

O sistema será desenvolvido pelo Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO) e pela Comissão de Acompanhamento do Controle de Assiduidade e Pontualidade, e uma comissão especial foi indicada para o tema, apresentando a minuta da resolução. Representantes do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino (Sintufejuf) defenderam que a votação fosse adiada em função do processo de implantação da jornada de trabalho flexibilizada, que ainda depende de uma resposta da Procuradoria, mas houve o entendimento de que o ponto só será implantado após a conclusão do trabalho da comissão de flexibilização.

PUBLICIDADE

“Conseguimos algumas modificações importantes na minuta, entre elas, a tolerância de registro, de 20 minutos por turno de trabalho para quem faz a jornada de trabalho de seis horas, e, 40 minutos, para quem cumpre oito horas. Nosso login vai poder ser feito por wi-fi. Sabemos que o ponto eletrônico seria implantado, conforme propõe o Ministério Público Federal. Boa parte das alterações que sugerimos, no entanto, foi atendida”, comenta um dos representantes da direção do Sintufejuf no Consu, Conrado Braga.

O cronograma da resolução 50/2017 diz que o prazo máximo para o funcionamento definitivo do sistema é dezembro de 2018. Ainda de acordo com Conrado, a Reitoria da UFJF deve indicar nos próximos dias a comissão que vai acompanhar os trabalhos da implantação do novo sistema. “Os técnicos administrativos precisam ficar atentos em seus setores, para preencher os seus formulários de carga horária de 30 horas, para que o processo de instalação do ponto eletrônico nas unidades comece de fato”, orienta o diretor do Sintufejuf.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.